Devota de Cosme e Damião desde a infância, dona Suzana Sapucaia, de 66 anos, tem uma relação especial com as homenagens aos santos gêmeos e com a gastronomia. Proprietária do Ré Restaurante, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, ela é uma chef conhecida pelo sabor diferenciado que sua comida baiana têm. E nesta terça-feira (27) - Dia de Cosme e Damião - o iBahia conversou com ela para saber o que não pode faltar em um bom caruru. Confira as dicas!
Tradicional e antiga, a receita de caruru é passada de geração em geração, não só como um traço gastronômico da Bahia, mas como um símbolo da fé de muitas pessoas. “Sou devota deles [dos orixás] por que sou de Santa Bárbara. O caruru de São Cosme e Damião é a coisa mais linda e eu vejo desde criança”, comenta dona Suzana, que expressa sua devoção aos santos através da gastronomia.
Leia também:
Enquanto prato principal do festejo, o caruru possui um passo a passo quase sagrado. Quiabo, cebola, azeite de dendê e camarão são os ingredientes chaves da receita, mas para a chef do Ré restaurante, a matemática e o segredo estão no camarão. “[É preciso] descascar os camarões secos para bater junto com o caruru, e acrescentar alguns no vatapá, que pode ser de pão ou de farinha de trigo”, explica Suzana.
Por último, ela também indica a adição de amendoim e gengibre. Os dois ingredientes possuem sabores fortes e podem ajudar a encorpar sua receita, para além dos temperos tradicionais. “Com isso, sai um caruru bom, perfeito!”, finaliza a chef.
A data
Para dona Suzana, cozinhar para São Cosme e Damião é um gesto de amor. “Quando cozinho, eu penso neles e coloco todo o meu carinho durante o preparo”, conta ela. No Ré Restaurante é servido um caruru com xinxim de frango todas às sextas-feiras.
No fim, os verdadeiros ingredientes para oferecer um bom caruru no dia de São Cosme e Damião são carinho e fé. “A culinária é muito importante para mostrar nossa fé nos orixás. [Além de que], a coisa mais linda de quando damos um caruru com amor e carinho é ver todas as crianças ali comendo”, afirma.
O Ré Restaurante
O estabelecimento de dona Suzana é especializado em comida baiana e uma referência no assunto. Localizado no Solar do Unhão, no Comércio, o restaurante funciona das 11h às 18h, de segunda a domingo.
O restaurante foi construído na casa de dona Suzana, o que dar um ar aconchegante ao espaço, como um almoço em família. Para além disso, o local tem uma linda vista para o mar. Para mais informações, os clientes podem ligar para o número (71) 3328-2056 ou pelo WhatsApp com o (71) 987957666.
Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!