Com valor fixo de R$ 27,00 para o prato participante de cada estabelecimento e tema livre para criação dos petiscos, o retorno do concurso – pós-período crítico de pandemia -, traz como tema o slogan ‘Buteco Vive’, um grito de resistência à importância dos botecos, da gastronomia, do empreendedorismo popular, criatividade e da cultura do povo brasileiro.
Alcançando número recorde de participantes em Salvador, a 15ª edição do concurso surge com 41 botecos, distribuídos por diversos pontos da capital baiana, indo dos bairros de Paripe a Itapuã, do Santo Antônio à Cajazeiras, passando por Nazaré, Armação, Sussuarana, Canabrava, Pituba, Águas de Meninos, Cabula, Engenho Velho de Brotas, Federação, Águas Claras, São Tomé de Paripe, São Rafael, Rio Vermelho, Caminho de Areia, Garcia, Pernambués, Ondina, Pituaçu, Candeal, Periperi, Dois de Julho, Plataforma, Acupe, Campo Grande, São Caetano, Capelinha, Boca do Rio, Lobato, Barris e São João do Cabrito.
Tendo a criatividade do brasileiro como guia, para 2022 o Comida di Buteco aposta no tema livre, permitindo que cozinheiros e cozinheiras de todos os botecos possam usar a imaginação sem limites na produção dos petiscos concorrentes, estimulando a criatividade, identidade e originalidade de cada participante.
Os botecos são convidados para participar de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. O concurso tem participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida.
O peso do júri e do público é de 50% cada. Dessa forma, é eleito o melhor boteco de cada cidade e depois do país. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente e o vencedor de cada cidade segue para o torneio nacional.
Sobre o Concurso
Funcionando como uma competição entre botecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as 42 cidades brasileiras participantes, divididas em 21 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
A cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor boteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros botecos participarem do concurso.
Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com a Apresentação da Piraquê; Banco oficial Santander Patrocínio da McCain e Seara;, Patrocínio McCain, Seara, Heinz, Zero Cal, Engov After , Chandon, Get Net, Reserva 51, Apoio: Dickies, Santanense Workwear e Novotel
Sobre Comida Di Buteco
Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.
Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes, mesmo com as restrições causadas pela pandemia do coronavírus, no qual foi necessário alterá-lo para o formato híbrido, obtiveram resultados surpreendentes: 480 botecos participantes; 400.000 votos; 2500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas; e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.
Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz - Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.
Ao longo das suas 22 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.
Mas por que “Buteco”?
Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 21 circuitos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!