Em um país de cultura predominantemente machista como o Brasil, a mulher ganha, embora seja a passos curtos, mais espaço na política nacional. Fora do país a figura feminina também enfrenta as mesmas barreiras impostas pela raiz patriarcal.
Após os resultados das eleições passadas as mulheres passaram a ocupar no país, 17,7% das cadeiras da Câmara Municipal. Nas eleições municipais, a Bahia é exemplo da necessidade de um debate sobre a presença feminina no parlamento. Dos 471 municípios baianos, apenas 53 são administrados por mulheres.
Leia também:
Em porcentagem, a participação de candidatas mulheres nas últimas eleições gerais é:
2014: 30,99%
2018: 31,6%
2022: 33,27%
Na Assembleia Legislativa do estado, dos 63 parlamentares, apenas 10 são mulheres. Atualmente, o Brasil ocupa a 140ª posição entre os 190 países avaliados por um ranking global de representatividade feminina.
1 - Dilma Rousseff
Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), exerceu o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016.
2 - Kamala Harris
Primeira procuradora-geral negra da Califórnia e primeira mulher de origem asiática no Senado, Kamala entrou para a história também como a primeira mulher vice-presidente americana.
3 - Olívia Santana
Filha de uma doméstica com um marceneiro, Maria Olívia Santana nasceu em uma invasão no bairro de Ondina, em Salvador, em 25 de março de 1967. Aos 14 anos, ela começou a trabalhar como faxineira em uma escola particular.
Sua história sofreu a primeira grande mudança em 1987, quando passou no vestibular da Universidade Federal da Bahia para cursar Pedagogia (UFBA). Foi vereadora de Salvador pelo PCdoB entre 2005 e 2012, foi nomeada em 2015 pelo ex-governador da Bahia, Rui Costa, como secretária de estadual de Política para as Mulheres da Bahia. Em 2022 ela foi reeleita para o seu 2º mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.
4 - Angela Merkel
Angela Dorothea Merkel é uma política alemã que serviu como Chanceler da Alemanha de 2005 a 2021. Ela foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã de 2000 a 2018. Merkel já foi descrita como a líder de facto da União Europeia, a mulher mais poderosa do mundo e a "líder do Mundo Livre"
5 - Ivana Bastos
Ivana Teixeira Bastos, mais conhecida como Ivana Bastos, atualmente exerce seu quarto mandato como deputada estadual pelo estado da Bahia. Ela recebeu 118.407 votos nas eleições de outubro do ano passado e se tornou a parlamentar mais votada do estado.
A deputada ocupa também o cargo de secretária geral da diretoria executiva da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE). Ivana Bastos é natural de Caetité.
6 - Maria Marighella
Maria Marighella é a atual presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A vereadora de Salvador é neta do guerrilheiro e político Carlos Marighella.
7 - Lídice da Mata
Lídice da Mata é atualmente Deputada Federal pelo estado da Bahia. Ela também é presidente do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro. Lídice foi a primeira prefeita de Salvador e também a primeira senadora do estado.
8 - Luiza Erundina
Luiza Erundina de Sousa é uma assistente social e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente ela é deputada federal pelo estado de São Paulo. Luiza foi eleita a primeira prefeita de SP, representando o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1988.
9 - Tabata Amaral
Tabata Claudia Amaral é uma ativista pela educação brasileira e deputada federal pelo estado de SP. Ela é formada em ciência política e astrofísica. Tabata foi eleita enquanto filiada ao Partido Democrático Trabalhista como a sexta candidata mais votada no estado, com 264 mil votos, nas eleições de 2018.
10 - Simone Tebet
Simone Nassar Tebet é uma advogada, professora e política brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e atual ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil no governo Lula. Ela ficou em terceiro lugar nas eleições em 2022.
Leia mais sobre Dia da Mulher no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!