As musicistas Carla Souza e Ivone Jesus, ambas da Banda Didá, estão no Reino Unido, mas precisamente na Escócia. Elas representaram o Brasil no Edinburgh Jazz & Blues Festival. Jovens de 10 países participam do evento. A Banda Didá foi fundada há 28 anos pelo mestre Neguinho do Samba, criador do samba reggae. Emocionada, Carla Souza, neta de Neguinho do Samba, fala da oportunidade de viver esse momento: “Fazer parte desse festival é um sonho que eu nunca imaginei, mas fui privilegiada em realizar. Poder trazer o samba reggae e a dança afro para outro país é uma responsabilidade enorme. É falar de ancestralidade, uma sensação de reconhecimento. É muito satisfatório poder trazer esse legado para o mundo. Hoje não estou representando apenas Carla Souza, mas, representando a Banda Didá, meu avô e todas as mulheres que fazem parte dessa história”.
Já para Ivone de Jesus, maestrina da Didá, “fazer parte do projeto é uma grande responsabilidade; levar o samba reggae e o legado de Neguinho do Samba para o mundo." A maestrina fala ainda que o evento é grandioso e mais: uma troca de experiências e conhecimento de outras culturas. A presidente da Didá, Débora Souza, filha de Neguinho, ressalta que a banda foi a primeira banda feminina percussiva da Bahia.
Leia também:
“Foi uma semente plantada por meu pai. Estamos regando, preservando o que Neguinho deixou, transformando vidas, oferecendo cursos, trabalhando a auto-estima de muitas delas e ainda oferecendo uma profissão”, explica.
Na pandemia, as meninas do grupo passaram momentos difíceis, mas aos poucos vão se recuperando com coragem e fé. A Didá é o poder da criação, da transformação.
Eternidade Soterrada
Exposição de Alberto Pitta será realizada em São Paulo
O artista plástico Alberto Pitta faz sua primeira exposição individual na capital paulista. “Eternidade Soterrada é uma exposição em que busco expressar não só os meus sentimentos em relação ao momento da pandemia em que vivemos. Todos fomos obrigados a retornar as nossas cavernas, mas sobretudo correlaciono o momento político do Brasil. Utilizei de símbolos rupestres e da própria paleta de cores e tons ternos que me deram o resultado esperado”, define Pitta. As 24 pinturas em serigrafia vão ser expostas na Galeria Carmo Johnson Projects, na Rua Silvio Portugal, 193, em São Paulo, a partir deste sábado, dia 7. A curadoria é de Renato Menezes.
Casa de Shows na Praça da Sé
Espaço deve ser concebido por um grupo de franceses
Soube à boca pequena que o grupo de franceses, que adquiriu a concessão do Palácio Rio Branco - para instalação de um hotel por 35 anos na Praça Municipal -, tem a intenção de comprar dois imóveis na Praça da Sé. A proposta é montar uma casa de shows no Centro Histórico. Semana passada, o grupo esteve reunido com diretores de blocos afro.
Barbados na Bahia
Tonika Thompson, embaixadora do país, acompanhou a cena musical baiana
A Embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Thompson, esteve em Salvador acompanhando a cena musical baiana. A diplomata tem uma afinidade muito grande com a Bahia e se sente em casa: ela esteve no Olodum, com Margareth Menezes, passeou no Pelourinho e almoçou no 'Encantos da Maré', no bairro do Bonfim. A representante do país é uma apreciadora da gastronomia baiana e adora um dendê. Barbados fica no Caribe e tem maioria da população negra, inclusive, a origem do meu sobrenome Chase é de Barbados. Sou neta de barbadianos. Já visitei a ilha duas vezes.
Leia mais sobre Ópraí Wanda Chase no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!