Já é bastante comum encontrar profissionais que nasceram nos anos 1940, após segunda guerra, trabalhando lado a lado com aqueles que nasceram nos anos 2000. O choque de percepções pode provocar uma intransigência de ambas as partes, mas sabendo gerenciar esse cenário, o problema pode acabar virando uma oportunidade.
Imagine que numa mesma empresa trabalham pessoas que tiraram diploma de datilografia para se qualificar para o mercado de trabalho, mas também aquelas que já nasceram com a internet e acreditam que digitar é uma habilidade inerente ao ser humano. Já imaginou? Parece simples né? Mas não é. Porque um dos choques acontece justamente através da comunicação e isso está ligado, também, à tecnologia. Além disso, é importante destacar que as vivências político-sócio-econômicas e cultural de cada geração, impactam na maneira como enxergam e atuam no mercado de trabalho..
Leia também:
As gerações que estão ativas no mercado de trabalho:
- Geração Z - 1999-2016
- Geração Y (millennials) - 1981-1998
- Geração X - 1965-1980
- Baby Boomers - 1946-1964
Um ambiente de trabalho se propõe à integração para que ele seja produtivo, correto? E o que pode ser encarado como um problema por diferentes pontos de vista, por causa da experiência de cada um, pode também, ser considerada uma oportunidade para criar um ambiente de aprendizado mútuo.
Dicas para lidar com o CHOQUE DE GERAÇÕES NO TRABALHO são:
- É preciso construir pontes! Essa é uma tarefa para profissionais e empresas.
- Para os profissionais: esteja aberto(a) a escutar, entender e aprender.
- Para as empresas: criar um programa que envolva palestras e treinamentos comportamentais. A mentoria em duas vias, com foco em trocas de vivências comportamentais e habilidades, também pode ajudar na construção de laços de confiança e impactar na melhoria da comunicação e geração de resultados.
O investimento na qualidade das relações interpessoais se faz necessária para minimizar o choque de gerações. Dessa forma, promove-se uma boa integração da equipe que impacta na produtividade e numa ambiente de trabalho mais saudável.
Leia mais sobre Colunistas no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!