CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CINEMA

Vingadores: entenda como o time de heróis revolucionou o cinema

Em sua trama final, "Vingadores Ultimato" se tornou o segundo filme de maior bilheteria mundial

foto autor

Redação iBahia

24/05/2019 às 10:24 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

É praticamente impossível que você não tenha ouvido o nome "Vingadores" em uma roda de amigos, comercial de TV ou em vídeos da internet. A saga de heróis da Marvel conseguiu ocupar um lugar marcante na cultura pop internacional e batalha contra "Avatar" pelo título de filme com maior bilheteria mundial, por "Vingadores Ultimato", o que não é pouca coisa.

O sucesso porém, não veio apenas dos cinemas, criado por Stan Lee e Jack Kirby, os heróis viveram uma época de ouro nos quadrinhos desde setembro de 1963. Nos cinemas o primeiro filme que conta a origem do Homem de Ferro só estreou em 2008 e o primeiro "Vingadores" chegou em 2012, já revolucionando o cinema com produções bilionárias e elenco estrelar. O sucesso despertou a concorrência e atraiu uma legião de fãs, fiéis até os dias de hoje.

Se em 2012 a aposta era alta para um filme de super-heróis, para "Ultimato" o cenário já era outro, a Marvel já estava consolidada no mercado cinematográfico e após vinte filmes, entre origens e continuações, precisava colocar um ponto final (não-tão-final) no time da Viúva Negra e companhia.

A fã de longa data da franquia, Aline Ventura, de 30 anos, assistiu a estreia de "Ultimato" e vibrou como a maioria dos fãs.

"Foi um misto de emoções muito grande. Ver um ciclo se fechando de forma tão grandiosa foi honestamente um ponto alto na vida dos fãs tanto dos quadrinhos quanto do Universo Cinematográfico da Marvel".

"Havia muita apreensão sobre o destino dos Vingadores originais, então foi uma experiência tanto tensa quanto recompensadora no que diz respeito ao fechamento do ciclo de cada personagem. Em comparação com o primeiro Vingadores a evolução é gigantesca, tanto na psique dos personagens, como nas batalhas e até nas piadas, que fazia referência a vários dos outros filmes e que deixariam o Capitão América orgulhoso! O grupo passou por muita coisa juntos, então eles se conhecem bastante, e ver a evolução dessa dinâmica entre eles foi algo muito gostoso de assistir", completou.

Tanta euforia pela estreia levou aos números estratosféricos do filme, a abertura mundial foi de 1,2 bilhão de dólares e o acumulado está em torno de 2,62 bilhões de dólares.

Para o cineasta Állan Maia, o segredo do sucesso foi trabalhar a humanização dos personagens ao longo de todos os filmes do universo compartilhado da Marvel, além de trazer problemas atuais para personagens históricos.

"A questão da humanização das heroínas e heróis dos filmes da Marvel começa quando é trabalhado o lado sentimental e mais humano, neste caso desprovido de superpoderes ou artefatos tecnológicos que possibilitam força e habilidades. Esse detalhamento era apenas trabalhadas nas HQs, por conta da possibilidade de desenvolver melhor a história dos personagens. Já no cinema , por conta do pouco tempo de espaço em tela, vinham com o intuito de abordar a ação e atos heroicos dos personagens. Assim, quando começam a trabalhar no filme o mesmo formato das HQs, o público sente essa mudança e começa a acompanhar os personagens como uma trajetória de crescimento , onde é possível ver não só os atos heroicos mas os fracassos, os dramas diários e relacionamentos amorosos", explica.

"São 21 filmes que abordam heroínas e heróis individualmente mas que em algum momento esses filmes conversam entre si sem perder o fio condutor da trama, essa sacada de transformar os filmes em uma série assim dizendo conquista uma geração que vem sendo acostumada a consumir séries, seriados e as próprias telenovelas", completa.

As expectativas são altas e nas próximas semanas "Vingadores Ultimato" pode se tornar o filme com maior bilheteria da história do cinema, mas com o filme da trama dos heróis originários, a Marvel conseguirá superar a trama? Para fãs como Aline, a nova fase, chamada de fase 4 pelos estúdios, tem tudo para continuar com maestria o trabalho de décadas.



"Depois desse filme fiquei me perguntando como a Marvel conseguiria se superar, e já estava achando praticamente impossível. Até ver o trailer de Homem Aranha: Longe de Casa e ficar numa expectativa monstruosa! Eles sabem muito bem o que estão fazendo, e o estão fazendo com maestria.Para essa fase 4 que irá se iniciar só tenho uma coisa a dizer: vem, monstro!"

*Sob supervisão e orientação da repórter Naiá Braga

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema