|
---|
Primeiro filme dirigido pelo cineasta Oscar Santana, "O Caipora" foi lançado em 1963 pela produtora Sani Filmes |
Primeiro filme dirigido pelo cineasta Oscar Santana, "O Caipora" (1963) conta a história do vaqueiro Nezinho, filho mais velho de uma família de retirantes do sertão nordestino que chega à fazenda de um coronel local para trabalhar. O caipora (como se denomina no interior um homem azarento) da saga, o vaqueiro se apaixona por D. Mariana, filha do fazendeiro, mas sofre o preconceito e a discriminação da população do povoado.
Leia também: Oscar Santana comenta preferência pelo humor em 7° episódio de websérie Novo episódio de websérie discute impacto do Cinema Novo na produção nacional Parceria de Roberto Pires e Glauber Rocha é destaque em novo episódio de websérie Oscar Santana comenta rixas com Glauber em novo episódio de websérie Produzido por Winston Carvalho, "O Caipora" é protagonizado por Carlos Petrovich, Maria da Conceição e Milton Gaúcho. Também integra elenco, o ator cachoeirano Mário Gusmão em sua primeira interpretação no cinema, na pele de um capataz. Uma de suas atuações mais destacadas e menos conhecidas. Iva Di Carla, João Di Sordi e Lídio Silva (o beato Sebastião do filme "Deus e o diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha).
|
---|
Bastidores de "O Caipora" com Giorgio Atilli, o diretor de fotografia; Walter Webb, assistente de direção; e o diretor Oscar Santana |
Em "O Capiora: uma História sobre Destino", oitavo episódio da websérie "Oscar Santana e as Histórias do Cinema na Bahia", o produtor e diretor fala sobre o enredo do longa-metragem produzido pela Sani Filmes, produtora que fundou após saída da Iglu Filmes e onde está até hoje.
Aperte o play! [youtube iPhJS70kS9A]