icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CINEMA

Cineclube em Salvador homenageia Walter da Silveira

Primeira sessão terá exibição do filme “Pierrot Le Fou”, de Jean-Luc Godard, e debate mediado pelo crítico Adalberto Meireles

foto autor

16/07/2015 às 17:41 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O homem que dá nome à famosa Sala Walter da Silveira, localizada no Complexo Cultural dos Barris, estaria completando 100 anos no próximo dia 22, se estivesse vivo. Para celebrar o centenário de um dos grandes pensadores do cinema baiano, formador de uma geração de cineastas e cinéfilos, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb) lança, nesta mesma data, o Cineclube Walter da Silveira, com a exibição de “Pierrot Le Fou”, do diretor Jean-Luc Godard. A sessão, gratuita, acontece às 19h, e terá debate mediado pelo crítico Adalberto Meireles.
A proposta dessa iniciativa é celebrar o legado de Walter da Silveira por meio de um dos seus principais instrumentos de formação: o cineclubismo. Advogado, professor, escritor, ensaísta e crítico, Walter da Silveira foi o principal responsável pelo nascimento do cinema genuinamente baiano e pela cinefilia na Bahia. Para além da crítica cinematográfica, ele reconheceu no cineclube um caminho para aproximar o público ao debate sobre a sétima arte.
O Clube de Cinema da Bahia, fundado em 1950, reunia, em sessões matinais aos sábados, universitários, estudantes secundaristas, intelectuais e futuros cineastas, entre eles Roberto Pires, Glauber Rocha e Guido Araújo. Foram longos anos de exibições no Cine Guarany (hoje o Glauber Rocha), com uma série de filmes de grande validade artística, obtidos pelo próprio Walter da Silveira junto a diversas cinematecas ao redor do mundo.
Sobre a primeira sessãoRecentemente restaurado pela cinemateca francesa, “Pierrot Le Fou”, conduzido por um dos grandes nomes da nouvelle vague francesa, é mais um olhar de desconstrução narrativa de Godard. O enredo gira em torno de Ferdinand Griffon, que, cansado de sua monótona vida burguesa, foge com Marianne, uma mulher que já foi sua amante no passado. Na casa dela, eles encontram um corpo, o que faz com que os dois fujam em direção ao sul da França. Nesse processo, eles seguem em busca de experiências que a sociedade francesa, em virtude de seus preconceitos e valores, não pode oferecer.
Próximas sessõesAs sessões do Cineclube Walter da Silveira serão realizadas mensalmente, com datas, horários e programações a serem divulgadas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema