O credenciamento de ambulantes para o Carnaval, na categoria simples, foi encerrado pela Prefeitura de Salvador nesta quinta-feira (9). Ao longo da semana, uma enorme fila se formou na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), mesmo a gestão municipal detalhando que o cadastro só era feito pela internet.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador informou ao iBahia que o credenciamento não será prorrogado e que ao todo, 3,5 mil cadastros foram realizados. A entidade explicou ainda que uma nota oficial será emitida em breve.
Leia também:
Apesar do fim do prazo, muitos ambulantes permanecem na sede da SEMOP nesta tarde em busca de novas oportunidades. E um dos motivos é a existência de denúncias de venda de credenciais na internet.
Sobre o tema, o secretário de Ordem Pública de Salvador, Luciano Ribeiro disse que apura o caso e também se as licenças vendidas seriam de pessoas que já fizeram o credenciamento.
“Ontem, por coincidência, eu próprio abri o Facebook e vi em um dos sites de vendas alguém oferecendo uma licença para ser vendida. Imediatamente encaminhei para minha equipe para se apurar”, disse o gestor.
“Eu não sei, acredito até que seja fake news, porque todos sabem que essas licenças são intransferíveis e haverá fiscalização para que essas pessoas não façam isso”. Se houver confirmação do crime, o documento será caçado.
O valor para a venda de bebidas em isopor dentro dos circuitos oficiais do Carnaval – Dodô, Osmar e Batatinha – era de R$ 139,70. Para os carnavais nos bairros, a taxa era de R$ 48,89.
Confusão no credenciamento
O cadastramento dos ambulantes para a folia começou no dia 8 de fevereiro. Desde então, muitos vendedores permanecem na frente da Semop. Vale destacar que boa parte do público já estava na região há semanas, por conta do cadastro para outras festas pré-carnavalescas realizadas presencialmente.
Apesar do pedido da população, o diretor da Semop disse que cadastramento on-line iria ser realizado desta forma por conta de uma recomendação do MP.
A confusão em torno dos ambulantes começou quando o site apresentou instabilidades ainda na quarta-feira. Um grupo de ambulantes se revoltou com a situação e fechou a via principal do bairro Jardim Santo Inácio. Pneus foram queimados e a forças policiais precisaram atuar. Bombas de efeito moral e spray de pimenta foram jogadas contra o grupo e o protesto só encerrou com a retomada do site às 14h.
A situação perdurou até a quinta-feira pela manhã, mesmo com o fim o cadastro às 10h.
Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!