Nesta quinta-feira, 22 de setembro, acontece a chegada oficial da primavera, estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão.
Mais quente que a estação anterior, a primavera é responsável pela floração de diversas espécies de plantas, além de ser conhecida pela variedade de cores e cheiros típicos do momento.
Leia também:
Por acontecer após o inverno, no reino animal a primavera também é responsável pelo fim da hibernação, além de afetar diretamente o comportamento de animais polinizadores, como as abelhas.
Apesar das características, o período pode trazer a volta das chuvas em todo o Brasil, segundo informações do Climatempo, por conta do fenômeno La Niña, que aumenta a umidade e o calor.
De acordo com o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas acima da média entre os meses de outubro e dezembro nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
O período da primavera se estende até às 18h48, do dia 21 de dezembro, quando dá lugar ao verão, conhecido pelo aumento das temperaturas e chuvas rápidas.
Safra 2022/2023
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o período da primavera afetará diretamente a safra de 2022/2023.
No Matopiba, região que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra deve ser marcado por chuvas dentro ou acima da média no verão.
Como consequência, a elevação dos níveis de água do solo, em áreas do oeste da Bahia e Tocantins, irão favorecer as fases iniciais das culturas agrícolas.
Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!