O resultado da intervenção Mestres Alumiados, iniciativa realizada pelo SESC-BA com 4 artistas baianos, será apresentado através de uma live na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro. A exposição acontece nas paredes externas da biblioteca pública de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.
A ação faz parte do segundo ano do projeto Narrativas Visuais e foi tutoreada por Divino Sobral. Cada artista realizou um trabalho sobre um mestre da cultura de Santo Antônio de Jesus. Além disso, utilizaram materiais básicos como papelão, cola, lente de aumento para criar um projetor e apresentar a vida e imagem deste personagem.
Leia também:
O objetivo do projeto foi lançar luz sobre essas histórias e pessoas, além de dignificar e sacralizar suas trajetórias. Ao projetar essas narrativas nas paredes da biblioteca pública da cidade, o projeto contrasta a rigidez do acervo da instituição, geralmente formado por conhecimentos acadêmicos e hegemônicos. Nesse sentido, a projeção de saberes populares amplifica as percepções sobre a realidade.
As pessoas escolhidas foram Dona Quinha (111 anos), conhecedora das ervas e rezadeira da comunidade de Sapucaia, Tia Tereza, Ialorixá criadora do Bloco Filhos de Odé e Seo Miguel do Fogão, mestre construtor de fogões a lenha e contador de estórias.
Também foram homenageados Dona Carminha, agricultora e cozinheira e Mestre Roque, criador da Associação de Capoeira Ogunjá. Esse é o segundo ano de realização do Narrativas Visuais. Este momento de encerramento busca apresentar a trajetória dos participantes da oficina.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!