Uma operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) em Goiânia (GO) contra um grupo suspeito de aplicar o golpe do número novo em idosos baianos. Segundo as investigações, as transferências superam R$ 60 mil.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a ação, batizada de "Operação Escafandristas", cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências de quatro investigados e celulares foram apreendidos. Ninguém foi preso.
Leia também:
Os envolvidos são suspeitos de associação criminosa para aplicação de golpes em realização de transações bancárias, com a prática de crimes de fraude eletrônica e falsidade ideológica. Eles foram identificados por meio de quebras de sigilo telemático e bancário.
Segundo as investigações, realizadas on-line, os integrantes do grupo criminoso, usavam aplicativo de mensagens e fingiam ser familiares de vítimas idosas para conseguir o dinheiro das vítimas.
Nas abordagens, conforme o MP, os suspeitos informavam que estavam de número de aparelho celular novo e, após diálogo bem arquitetado, conseguiam convencer as vítimas a fazer transferências bancárias a seu favor, inclusive via Pix.
O cumprimento dos mandados tem o objetivo de ter acesso a computadores, documentos e outros dispositivos de bancos de dados dos investigados para obtenção de provas.
Além do MP baiano, a operação contou com o apoio do Gaeco e de agentes policiais do estado de Goiás.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!