
Um furto de energia de 303 milhões de quilowatts-hora (kWh), que ocorreu no período de janeiro a setembro deste ano, foi identificado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Segundo a empresa, nesta quinta-feira (17), essa quantidade seria suficiente para abastecer Salvador por um mês.
Em nota, a Coelba detalhou que o furto foi identificado durante ações de prevenção e combate a desvios de energia, realizados por meio de inspeções e regularização de clientes, com uso de soluções inovadoras e tecnologia de redes inteligentes que não foram detalhados.
Leia também:

Homem morre e jovem fica gravemente ferida após carro capotar na Bahia

Indígenas ocupam Parque Nacional do Descobrimento, no sul da Bahia

Quatro homens são mortos durante operação policial em Jequié

Presidente do PV na Bahia é libertado um dia após sequestro na sede
Ainda segundo a empresa, até setembro deste ano, foram realizadas mais de 230 mil inspeções na área de concesão da Neonergia Coelba. Foram encontrado "gatos" em todos os municípios e tipos de unidades consumidoras como, por exemplo, residências, comércios, indústrias, fazentas, entre outros.
Além das verificações, a empresa substituiu 133 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica. Também foi refularizada unidades clandestinas com a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento.
A Coelba explicou que a solicitação desse tipo de serviço pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. Até setembro deste ano, foram regularizadas 48 mil ligações clandestinas.
O furto de energia é crime e pode ser denunciado de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento da Coelba no número 116 ou através da internet.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
