O Dia do Turismo é celebrado nesta sexta-feira (27). A data visa ressaltar a importância econômica, social e cultural das cidades. Na região norte da Bahia, várias cidades possuem pontos turísticos que movimentam a população e os visitantes. Esse é o caso de Senhor do Bonfim.
A cidade encanta com seus pontos turísticos naturais e históricos. Além disso, a cidade também se destaca com o mercado municipal que movimenta a economia culinária do município.
Leia também:
Conheça 3 pontos turísticos naturais e culturais para vistar em Senhor do Bonfim:
Tijuaçu
Tijuaçu é um distrito da cidade, remanescente de quilombolas. A região é marcada pelos traços históricos e pela beleza natural. Em Tijuaçu, os visitantes podem se encantar com as árvores conhecidas como “Barrigudas”.
A comunidade é rica em manifestações culturais, sendo o Samba de Lata a mais conhecida. O Samba de Lata é marcado por dançarinas vestidas de branco que se revezam em movimentos frenéticos ao som de uma lata de óleo de soja.
Trilha dos Trilhos
Observando o turismo natural, Senhor do Bonfim possibilita os visitantes e moradores a “Trilha dos Trilhos”. Ela se inicia do Quilombo Urbano do Alto da Maravilha, em direção ao povoado de Missão do Sahy e obviamente, pelos trilhos do trem, onde percorreu o trem da grota.
Ao caminhar na trilha do trem, é possível apreciar a natureza e tomar banho nas águas da Pedra da Baleia. Em seguida, chega a Missão do Sahy, onde possibilita um transporte público para retornar a cidade. Vale ressaltar que esse trecho da ferrovia segue ativo, então é necessário redobrar os cuidados ao andar nos trilhos.
Monte Tabor
O próximo ponto turístico é o “Monte Tabor”, que também pode ser visível no trajeto pela Trilha dos Trilhos. O Monte Tabor está localizado no distrito de Missão do Sahy, um dos povoados mais antigos da Bahia. Ele possibilita acesso de carros, motos e bicicletas, para acessar o mirante e apreciar a paisagem natural.
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!