O leilão do prédio do antigo Othon Palace Hotel, no bairro de Ondina, em Salvador, coloca um ponto final do que restou de um dos principais equipamentos do turismo na capital baiana ao longo de décadas. Mais do que hospedagem, o Othon Palace foi palco dos tradicionais ensaios de verão em sua Área Verde, ponto de encontro, inclusive no Carnaval, e um imponente ponto de referência da região.
Arrematado pela Moura Dubeux por R$ 82 milhões, o local deve dar lugar a torres residenciais de luxo, assim como aconteceu com o vizinho, o antigo Salvador Praia Hotel, cujo prédio também fora adquirido pela construtora após anos de abandono.
Leia também:
Othon e Salvador Praia Hotel fazem parte de uma extensa lista de importantes nomes da hotelaria soteropolitana localizada na orla da cidade que fechou as portas nos últimos 10 anos.
A relação inclui ainda o Hotel Belmar, no Costa Azul; Oceânico, em Armação; San Marino, na Barra; Jaguaribe Praia, em Jaguaribe; Patamares Praia Hotel, em Patamares e o Atlântico, no Jardim de Alah.
Saiba mais sobre antigos hotéis da orla de Salvador que fecharam as portas:
A antiga estrutura, que antes operava como um hotel 3 estrelas foi demolida em junho deste ano. Após o encerramento das atividades, em 2016, o prédio de quatro andares chegou a ser utilizado como sede temporária do Centro de Formação Profissional de Catadores N/NE, liderado pelo Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS).
San Marino
Em frente ao Cristo da Barra, o prédio do antigo Hotel San Marino segue abandonado desde 2014 após o encerramento das atividades. Em 2022, moradores da região revelaram preocupação com o resto da estrutura, que passou a abrigar pessoas em situação de rua, dependentes químicos e outros em situação de vulnerabilidade.
Em 2019, a estrutura foi a leilão a pedido do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), e o valor revertido no pagamento de débitos trabalhistas. Desde então, o imóvel segue abandonado.
Salvador Praia Hotel
As atividades hoteleiras foram finalizadas em 2009. Dez anos depois, após ser comprado pela construtora Moura Dubeux, o resto da estrutura foi demolido. Atualmente, o local abriga dois condomínios residenciais de luxo, com três torres no total.
Bahia Othon Palace
Maior hotel de Salvador, o Othon palace finalizou as atividades em novembro de 2018. Na terça-feira (5), o prédio onde funcionava o empreendimento foi arrematado em leilão pela construtora Moura Dubeux. A informação foi confirmada pela Rymer Leilões.
O empreendimento hoteleiro é constituído por 2 blocos, com 301 unidades de hospedagem, distribuídas por 11 pavimentos no bloco central e 3 pavimentos no bloco lanais.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!