Saubara encanta os turistas com as praias de areias brancas, falésias e áreas de manguezais, além de rios e cascatas e os simpáticos vilarejos. Localizada a cerca de 2 horas de Salvador, a cidade fica no interior do Recôncavo Baiano, próxima à foz do Rio Paraguaçu.
O município apresenta características paisagísticas diversificadas, passeios ecológicos e para a prática de esportes náuticos, como a canoagem.
Leia também:
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Saubara do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
História
Saubara é um município que constitui a região do Recôncavo baiano, à 20km de Santo Amaro da Purificação, 98km da capital Salvador e 38km de distância marítima pela Baía de Todos os Santos. A terra era habitada por indígenas tupis, de onde deriva seu nome que vem de saúvas.
Saubara foi emancipada em 13 de junho de 1989. Na época, o Brasil lutava contra os lusitanos para ganhar autonomia política e econômica. Um cenário de revoltas armadas se estendia nessa região e Saubara era o entreposto para o Rio Paraguaçu, onde defendia o acesso para às demais cidades. Era o caminho que permitia o diálogo com outras cidades, além de abrigo dos soldados nativos.
Entre as estratégias de guerra utilizadas na época estavam 'As Caretas do Mingau'. O grupo de mulheres saía pela madrugada cobertas com panos brancos carregando panelas, assombrando os soldados portugueses.
Era uma forma de despistar os soldados e levar, além de comidas, armas e informações para os refugiados que se escondiam nas matas. Hoje as 'Caretas' são manifestações culturais que desfilam pelas ruas da cidade, recordando a contribuição dessas mulheres.
Como chegar em Saubara
Saindo de Salvador pela BR-324, são 59 Km até o entroncamento da BA-026 em direção a Santo Amaro, percorrendo mais 11 Km. De Santo Amaro segue-se 5 Km ao sul pela BA-026, até o entroncamento com a BA-420, seguindo 19 Km em direção a Saubara.
Quando ir
Como destino de praia, Saubara é mais bem aproveitada durante o verão, que também é considerado a alta estação. No entanto, durante todo ano, o calor e sol predominam.
Em geral, a temperatura varia de 20 °C a 33 °C e raramente é inferior a 18 °C ou superior a 36 °C.
Se você prefere encontrar o destino mais vazio, opte por meias estações, como Primavera e Outono.
O que fazer
- Praia de Cabuçu
A praia tem águas mornas e uma extensão de 3km. Por ser uma área localizada entre o mar e foz de rios, inclusive o Paraguaçu, em determinados meses do ano a praia torna-se um 'berçário marinho', com a reprodução de vários tipos de mariscos e crustáceos, como aratu, papa-fumo, tarioba, sururu e outros.
A partir do centro de Saubara, você irá percorrer uma distância de 5km em estada de terra na direção sul para chegar à praia.
- Bom Jesus dos Pobres
Distrito de Saubara e a 8km do centro da cidade, a praia caracteriza-se por ser tranquila e rasa.
- Praia da Bica
Quase deserta, a praia fica em frente à Barra do Paraguaçu. Destaque para uma bica de água natural que brota do alto de uma falésia e cai na praia. A partir do centro de Saubara, percorre-se 8km por uma estrada de terra em direção a Bom Jesus dos Pobres. A praia da Bica fica próxima à ponta do Bom Jesus.
- Instituto Popular do Recôncavo
O Instituto Popular do Recôncavo foi constituído em novembro de 2017, com o intuito de realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o recôncavo e assim como, para o estado da Bahia. Fica localizado na Avenida Beira Mar, em Bom Jesus dos Pobres.
Onde ficar
- Pousada Jaguari
A pousada fica localizada em Bom Jesus dos Pobres, a 8km do centro de Saubara, na frente da praia da Bica.
- Pousada Lua de Pedra
A pousada fia na Rua Beira Mar, na praia da Bica.
- Araripe Lodge
O acesso direto à hospedagem é feito exclusivamente pelo mar. O lodge tem apenas duas suítes e comporta máximo quatro adultos.
Onde comer
- Restaurante Jaguari
- Rua Beira Mar - Praia da Bica, Saubara
Leia mais sobre Bahia 417º no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!