São Sebastião do Passé é uma cidade do interior da Bahia, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e faz parte da zona turística da Baía de Todos-os-Santos. Conhecida por suas ricas tradições culturais e pelo famoso festejo de São João, o município fica a 58 km de Salvador e se destaca pela hospitalidade e diversidade gastronômica.
Neste guia, o turista - seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil -, vai encontrar as principais informações, conhecer e explorar São Sebastião do Passé da melhor maneira. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região.
Leia também:
HISTÓRIA
A história de São Sebastião do Passé remonta ao século XVIII. A Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé foi criada por Alvará Régio em 11 de abril de 1718, assinado por Dom Sebastião Monteiro de Vide. Inicialmente, a população era de 2.600 pessoas, e a economia local era baseada no cultivo de açúcar e mandioca.
Em 1880, a freguesia foi dividida em dois distritos. Em 1926, São Sebastião do Passé tornou-se independente de São Francisco do Conde, tornando-se oficialmente uma cidade em 12 de outubro daquele ano, graças aos esforços do coronel Luís Ventura Esteves e o governador Francisco Marques de Góis Calmon.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o município tem aproximadamente 41 mil habitantes.
COMO CHEGAR EM SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
- De carro: A principal via de acesso é a BR-324. Saindo de Salvador, basta seguir até o cruzamento com a BR-110, na altura do km 51, seguindo mais 9 km até a cidade;
- De ônibus: Há diversas linhas de ônibus que partem do terminal rodoviário de Salvador com destino ou passagem para São Sebastião do Passé. O preço da passagem de ônibus hoje custa entre R$ 37,87 e R$ 53,67 e leva em média 2 horas.
O QUE FAZER
São Sebastião do Passé oferece diversas atividades culturais e de lazer, especialmente durante os festejos de São João. Além das festas, os visitantes podem explorar locais históricos e culturais na região:
- Maracangalha: famosa pela música de Dorival Caymmi, onde se pode mergulhar na cultura local;
- Rainha dos Anjos: local de peregrinação com muitos relatos de milagres;
- Fazenda Lagoa: mantém a estrutura da época das fazendas coloniais.
ONDE FICAR
Para hospedagem, São Sebastião do Passé oferece diversas opções confortáveis:
- Hotel Rios
O Hotel Rios oferece serviço de quarto, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Há um restaurante que serve cozinha nacional, e o estacionamento privativo gratuito está disponível.
Fica a 57 km do Aeroporto Internacional de Salvador.
ENDEREÇO: Avenida Ernani Oliveira Rocha, 704 - (71) 3655-5441
- Petro Plaza Hotel
Fica situado a 4 km do centro da cidade de São Sebastião do Passé e 60 km do Aeroporto Internacional de Salvador.
Todos os quartos estão equipados com frigobar, escrivaninha e área de estar, bem como casas de banho com casa de banho à parte e chuveiro.
ENDEREÇO: Avenida Ernani Oliveira Rocha, 237 - Centro - (71) 3655-1102
Durante os festejos de São João, é comum o aluguel de casas para acomodar os visitantes.
ONDE COMER
- Petiscos da Tia Lene
Restaurante com sabor caseiro que oferece self-service, PF e delivery.
ENDEREÇO: Rua Dulce de Araújo Goes, n°154
- K’Doçura Gastronomia
Opção de lanchonete e pizzaria no centro de São Sebastião do Passé.
ENDEREÇO: Av. São Sebastião do Passé, 174 - (71) 99252-9571
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!