Madre de Deus é um município do estado da Bahia, localizado mais precisamente na Região Metropolitana de Salvador. Turisticamente, reserva belezas naturais para descansar e aproveitar a culinária baiana com vistas de tirar o fôlego das praias da região. Não à toa, atualmente diversos passeios saem de Salvador para aproveitar as ilhas ao redor do município.
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Madre de Deus do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
Leia também:
História
Situado na porção norte da Baía de Todos os Santos, Madre de Deus era conhecida como Ilha de Cururupepa por conta do cacique tupinambá, que sucumbiu às investidas dos colonizadores portugueses após anos de resistência.
Colonizada por padres jesuítas, que lhe deram o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus do Boqueirão, após a expulsão dos portugueses do Brasil, a ilha passou a pertencer à Coroa com a denominação de Freguesia de Madre de Deus do Boqueirão.
Mas, antes disso, ainda durante a colonização, o município foi fundamental como ponto de apoio às embarcações, por estar localizada na metade do caminho entre as usinas de açúcar e a capital. Já no início do século foi ponto de veraneio da classe média até o surgimento da atividade petrolífera na década de 50, que mudou o perfil da cidade.
Em 1954, ganhou o título de Madre de Deus após ser arrendada a lavradores.
Quando ir
A viagem para Madre de Deus pode ser feita praticamente em qualquer época do ano. É possível aproveitar todas as belezas do paraíso baiano, inclusive os passeios pelas praias, durante quase todo o tempo.
Como o município é rodeado de praias e ilhas, o período ideal para aproveitar Madre de Deus é o período primavera/verão, entre setembro e março.
Como chegar
Madre de Deus fica a 63 km de Salvador. Para chegar até a cidade existem três maneiras. Veja abaixo como ir para o munícipio saindo da capital baiana:
- Carro
Trajeto de no máximo 1h30 é feito através da BR-324, até depois do pedágio de Simões Filho. O condutor precisa pegar a saída 593 para Candeias/Madre de Deus, seguir para a BA-522. Após passar por Candeias, acesse a BA-523 e siga em frente. A cidade fica depois da base petroquímica de Mataripe e do distrito do Caípe (pertencente à S. Francisco do Conde).
- Ônibus
É possível pegar ônibus saindo do terminal rodoviário de Salvador. A empresa que opera para o local é a Viação JAUÁ. Existem linhas operando nesse trajeto diariamente. A tarifa custa em média R$ 12,15 (já com taxa de embarque). Há ainda possibilidade do visitante pegar ônibus do transporte metropolitano que custa cerca de R$ 10,00. Esses coletivos saem de grandes estações de metrô.
- Barco
É ainda viável chegar à cidade pelo mar. Não há linhas diretas de transporte marítimo para o local. Mas, há possibilidade de viagens particulares.
O que fazer
- Praia de Madre de Deus
A Praia de Madre de Deus é bastante conhecida pelos baianas e uma das mais requisitadas pelos turistas no verão. Com boa infraestrutura de bares e pousadas próximas, as praia é considerada tranquila, com poucas ondas e ideal para aproveitar em família.
- Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus foi construída pelos jesuítas em 1670. Ela fica na parte alta da ilha, de frente para um mirante. No local também é possível ter uma visão privilegiada das ilhas de Bom Jesus dos Passos, Maria da Guarda
Localizada a 5km de Madre de Deus, o local é um paraíso à parte. Só é possível acessá-la de barco. Os visitantes de Madre de Deus podem escolher conhecer a ilha em um dia de viagem, aproveitando o sol e o mar.
- Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Outra praia de fácil acesso por Madre de Deus é a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Mais badalada praia de toda a ilha, a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe fica no extremo norte da Ilha dos Frades, em uma região de mar azul intenso e águas mornas. É a praia com maior infraestrutura, com com vários restaurantes e barracas de praia que oferecem duchas, banheiros, guarda-sóis e cadeiras de praia. Além disso, a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é a única da Ilha dos Frades com bandeira azul, um dos mais importantes parques ecológicos do planeta. Para acessá-la é necessário pagar uma taxa de preservação.
Onde se hospedar
O município de Madre de Deus possui hotéis e pousadas dos mais variados tipos e preços. Confira algumas opções:
- POUSADA VITÓRIA
ENDEREÇO: Rua Oceano Atlântico, 64 - Centro.
TELEFONE: (71) 99187-5950
- POUSADA BARRETUS
ENDEREÇO: Rua da Intendência, 41 - Centro
TELEFONE: (71) 3604-1941
- POUSADA BELLA MADRE
ENDEREÇO: Alameda Cesar Borges, 35, Centro
TELEFONE: (71) 99618-1559
- HOTEL BEIRA MAR
ENDEREÇO: Avenida Rodolpho de Queiroz Filho, 11 - Centro
TELEFONE: (71) 99929-7639
- POUSADA LITORÂNEA
ENDEREÇO: Rua Treze de Junho, 29 - Centro
TELEFONE: (71) 99131-8598
- POUSADA BARÃO
ENDEREÇO: Rua Francisco Leitão, 72 - 2 andar - Centro
TELEFONE: (71) 3604-1520
Onde comer
- Restaurante do Galego
Endereço: Rua Barbeirinho 163 Dona Catarina, Madre de Deus
- Pizzaria Flor de Lis
Endereço: Rua Oceano Atlantico 41 Centro, Madre de Deus
- Restaurante Preta
Endereço: Rua do Botelho de Maré Ilha de Maré
Telefone: 71 99326-7461
- As Vieiras de Maré
Endereço: Rua do Botelho de Mare No. 41,
Telefone: 71 99957 - 3378
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!