icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Pertinho de Salvador

Jaguaripe: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar

Cidade do recôncavo baiano tem uma vocação natural para o turismo náutico, com cachoeiras, rios e mangues

foto autor

Redação iBahia

11/04/2023 às 8:00 • Atualizada em 11/04/2023 às 14:06 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Jaguaripe: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação / Villa Garcez

Jaguaripe está a apenas 61km de Salvador é um dos mais belos e históricos destinos na Baía de Todos-os-Santos. Para chegar a esse lugar especial no recôncavo baiano, basta fazer um simples desvio na BA 001. A cidade tem uma vocação natural para o turismo náutico, com cachoeiras, rios e mangues prontos para serem navegados - desde as embarcações mais rústicas, como as mais modernas. Tanta beleza e localização estratégica na Baía de Todos-os-Santos, despertam o interesse imobiliário, inclusive internacional, com projetos de alto padrão.

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Jaguaripe do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

História

Jaguaripe surgiu durante a 3ª Governadoria-Geral do Brasil – a de Mem de Sá – 1558-1572. Para que fosse facilitado o trabalho jesuíta (a conselho do padre Manuel da Nóbrega), instituiu-se a política de juntar várias aldeias em missões próximas às vilas. Este trabalho era dirigido por jesuítas, que asseguravam a educação cristã dos filhos da terra e os integravam à sociedade.

O município foi o primeiro criado no recôncaco baiano, com a denominação de Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe. Chegou a ser extinto em julho de 1931 e anexado como subprefeitura ao município de Aratuípe. Neste mesmo ano de 1931, depois que os moradores em protesto cobriram toda a cidade de luto Jaguaripe voltou a ser um município.

Como chegar

Carro: Partindo de Salvador pela BR-324 sentido Feira de Santana, saia para a BR-101 e siga até Santo Antônio de Jesus. De lá, siga pela BA-046 até Nazaré. A partir de Nazaré, seguir em direção sul por mais 10 km até o entroncamento com Jaguaripe. Do entroncamento até a cidade são 14 km.

Ferry-boat: Atravessar via ferry-boat até o Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, onde segue por 61km pela BA-001 até a cidade de Nazaré. A partir de Nazaré, seguir em direção sul por mais 10 km até o entroncamento com Jaguaripe. Do entroncamento até a cidade são 14 km de estrada.


				
					Jaguaripe: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação / Villa Garcez

Quando ir

O verão é o período em que Jaguaripe recebe o maior fluxo de turistas, todos em busca das belas praias da região. Entretanto o município é um daqueles destinos do nordeste que não existe época ruim para viajar. Mesmo durante o inverno você irá encontrar um clima agradável em Jaguaripe.

O que fazer

Centro Histórico

Igreja Matriz N. Sra. Da Ajuda

Paço Municipal e Cadeia do Sal

Casa do Ouvidor

Igreja N. Sra. Do Rosário

Circuito São Bernardo

Igreja histórica de São Bernardo

Cachoeira Pancada Alta

Praias

Praia de Mutá e Cações

Praia dos Garcez

Trilha Fazenda Esperança

Trilha Ecoturismo

Banho de rio

Circuito Farinha e Dendê

Visita a roldão de dendê

Visita a Casa de Farinha

Ponta dos Garcez

Passeio de Barco até a ponta dos Garcez

Onde ficar


				
					Jaguaripe: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação / Villa Garcez

Villa Garcez

O local fica a uma hora e meia do terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e tem se tornado um dos mais procurados da região.

O espaço que busca trazer um conceito intimista, à beira-mar, dispõe de uma área com mais uma área de 8 mil metros quadrados, na foz do rio Jequirica. Os hospedes podem desfrutar de quartos com vista para Morro de São Paulo.

Além das belezas naturais, o espaço conta com suítes que possuem ar-condicionado, varandas e vista privilegiada para a praia. A estrutura é ideal para quem não vivem sem esportes, já que é possível realizar passeios de caiaque e aproveitar as quadras de beach tênis.

A paisagem, que já entrega muita beleza ao longo do dia, ainda é marcada por um pôr do sol de tirar o fôlego.

Casa do Mangue

Situada em Jaguaripe, na Bahia, a Casa do Mangue-Paraíso na beira do rio Wi-Fi 300 M oferece varanda e vista do rio. Situada à beira-mar, esta propriedade dispõe de jardim, lounge compartilhado e terraço.

Esta casa de temporada dispõe de ar-condicionado, 2 quartos, TV, área para refeições e cozinha com geladeira e forno. A casa de temporada fornece toalhas e roupa de cama.

Pousada Caminho da Ilha

Localizada em Camassandi, no município de Jaguaripe, a 10km do paraíso Praia dos Garcez, a Pousada Caminho da Ilha oferece o ambiente perfeito para curtir a cultura e a beleza do Recôncavo Baiano.

A Pousada Caminho da Ilha conta com suítes para casais confortáveis e aconchegantes, equipados com TV e Ar Condicionado.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia 417º