Imbassaí fica na Linha Verde e é um vilerejo rústico a a cerca de 87 km de Salvador. O local não é tão badalado como a vizinha Praia do Forte, mas encanta pela tranquilidade. O ponto alto de Imbassaí é o encontro do rio com o mar, onde é possível se refrescar com um delicioso banho de água doce e salgada.
Nos últimos anos, o turismo no local cresceu bastante, mas mantém a simplicidade. Boa parte da beira-rio foi urbanizada, ganhando ciclovia e pista de corrida; as vias principais são calçadas com paralelepípedos e o mangue está preservado.
Leia também:
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Imbassaí do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
História
Quando os primeiros navegadores europeus chegaram à Costa dos Coqueiros, no século XVI, a região era ocupada pela tribo indígena tupi dos tupinambás. É desse fato que vem a origem do nome Imbassaí, que em tupi significa “caminho do rio”, devido às passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, paralelas às dunas, a caminho do mar.
A história de Imbassaí se mistura com a da cidade vizinha Praia do Forte, já que possuem uma distância de apenas 13Km entre si. Após o descobrimento da região, mais precisamente em 1549, a comitiva de Tomé de Souza chegou à Bahia e trouxe Garcia de Souza D'Ávila. Em 1551, este construiu a fortaleza estratégica da Casa da Torre ou Castelo Garcia D’Ávila, de grande importância para a colônia que vinha se formando a partir de Salvador.
Como chegar em Imbassaí
Como dito anteriormente, Imbassaí fica a menos de 90km de Salvador e, partindo da capital baiana, é muito fácil chegar ao vilarejo.
Não existe ônibus que entre em Imbassaí: é preciso descer na estrada e seguir de mototáxi ou ligar para a pousada vir buscar. Você pode pegar um ônibus na Rodoviária de Salvador que vá a Sibaúma ou Sítio do Conde e descer na entrada da cidade, ou pegar qualquer ônibus ou van que vá à Praia do Forte e lá pegar uma van que vá a Porto Sauípe.
Outra opção é negociar uma corrida de táxi com uma das cooperativas do aeroporto de Salvador.
Quando ir
Os meses menos chuvosos em Imbassaí são janeiro, setembro, outubro e novembro. Além de ser mês de férias, janeiro também é o mês mais seco do ano. É neste período que a vila lota e as pousadas ficam ainda mais caras.
Abril é o mês mais chuvoso, em que pode chover por horas e até dias sem parar. Então, se o seu negócio é praia e sol, evite esse mês, assim como abril, maio e junho.
O que fazer
- Praia de Imbassaí
Com 6 quilômetros de extensãao, a praia de Imbassaí é envolvida por diversas dunas de areia branca que separam o litoral do rio Imbassaí, que desemboca num estuário de mangue preservado. No local, é possível tomar um banho de água doce e em seguida pular no mar. A praia tem estrutura de barracas e bares.
- Castelo Garcia D'Ávila
Um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte é a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.
Começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real.
- Praia do Forte
Praia do Forte é uma pequena e charmosa vila localizada no município de Mata de São João, a cerca de 10km de Imbassaí. O local, que ficou conhecida devido a suas tartarugas marinhas, se tornou um importante destino turístico. Em PF, como é chamada, é possível ir no Projeto Tamar, além de curtir as praias, a vila e os diversos restaurantes.
- Praia de Santo Antônio
Distante apenas 11 minutos do centro de Imbassaí fica uma das praias mais procuradas pelos locais, a praia de Santo Antônio. Este vilarejo é ainda menor que Imbassaí, portanto não espere muitas opções de restaurantes ou pousadas. É ideal para quem quer desfrutar da natureza e caminhar pela areia deserta.
- Cachoeira Dona Zilda
A cachoeira está há cerca de 20 minutos de Imbassaí. O local tem um poço natural ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza. O acesso é dentro de uma propriedade privada, onde paga-se uma taxa com direito a estacionamento.
Onde ficar
Situada entre jardins na praia em Imbassaí, esta pousada ecológica oferece chalés encantadores com varandas privativas com rede. As comodidades incluem piscina ao ar livre, sala de leitura e estacionamento gratuito.
Os quartos da Vilangelim Eco-Pousada estão decorados com antiguidades, artesanato e obras de arte. Todos os quartos estão equipados com ar-condicionado, frigobar, TV com sinal digital e banheiro privativo.
A Pousada Terra Doce está localizada a 100 m das águas azuis e cristalinas da Praia de Imbassaí, e a 200 m do Porto da Jangada. Você pode relaxar na piscina da propriedade, ou aproveitar o acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi).
Os quartos têm estilo litorâneo e possuem ar-condicionado, TVs de LCD e frigobar. Todos são decorados com simplicidade, contando com móveis de madeira e banheiro.
A Pousada Bichelenga está localizada a apenas 600 metros da Praia e do Rio Imbassaí, e oferece Wi-Fi gratuito nas áreas comuns, piscina ao ar livre e um buffet de café-da-manhã. O complexo de entretenimento Iberostar fica em uma praia a 6 km de distância da propriedade.
As acomodações climatizadas da Pousada Bichelenga apresentam uma decoração simples e bem-iluminada, e dispõem de varanda com rede, TV, frigobar, banheiro privativo, roupa de cama e toalhas de banho.
A Pousada Canto é uma pousada alegre com Wi-Fi gratuito, a 200 metros da Praia de Imbassaí. A propriedade apresenta exteriores amarelos bem iluminados e uma piscina rodeada por jardins exuberantes e redes coloridas.
Os quartos da Canto De Imbassai apresentam uma decoração amarela característica em todo o hotel, e têm terraços e banheiros privativos. Todos estão equipados com ar-condicionado e TV a cabo com mais de 100 canais.
O resort all-inclusive Grand Palladium Imbassaí fica 2 km ao norte da vila e tem os apartamentos mais confortáveis da sua categoria; a beira-mar foi preservada, os hóspedes são levados à praia de carrinho elétrico.
Onde comer
- Jerimum Café e Nega Fulô Pizzaria
- Alameda das Amendoeiras, s/nº.
- Cajueiro’s Bar e Restaurante
- Alameda dos Cajueiros, s/nº.
- Restaurante da Vânia
- Alameda dos Hibiscus, 1.
Leia mais sobre Bahia 417º no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!