Conceição do Jacuípe é um município da Região Metropolitana de Feira de Santana, que fica localizado no norte do Recôncavo Baiano. Anteriormente, a cidade era "batizada" como Berimbau.
A região ganhou este nome devido à feirinha surgida em 1914. A atividade servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada com frequência por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau. Entre eles, foi criada uma trova cujo final falava da "Feira de Berimbau". Deste acontecimento, surgiu o segundo nome do local - "Feira de Berimbau".
Leia também:
De forma ampla, a cidade já foi a maior produtora de hortaliças do estado, e se mantém firme na produção agrícola. Tem referências pela excelente localização, pela tradição das festas juninas e principalmente culturais, já que foi berço para obras cinematográficas como o longa'Tieta do Agreste', do romancista baiano Jorge Amado.
Dito isto, aqui neste guia, o turista - seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil -, vai encontrar as principais informações para curtir Conceição do Jacuípe do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
Quando ir
A viagem para Conceição do Jacuípe pode ser feita praticamente em qualquer período do ano. Como o município fica no recôncavo, o período ideal para se hospedar na região é entre meados de junho até o meio do mês de outubro. Isso porque as festas juninas da região são bem tradicionais e atrai turistas de todo o estado.
Como chegar
Conceição do Jacuípe fica localizada a cerca de 28 km de Feira de Santana e a cerca de 104 km da capital baiana. As principais rodovias de acesso à cidade são a BR-101 e a BR-324, que cortam a cidade e fazem ligação com a BA-084.
- Carro: o trajeto leva em média 1h40. O condutor deve pegar a BR-324 e na sequência seguir sentido Feira de Santana. Vale ainda lembrar, que é possível alugar um carro em Salvador ou contratar um serviço de transporte privado para chegar até a cidade.
- Ônibus: é possível pegar um ônibus saindo do terminal rodoviário de Salvador até à cidade, com a empresa Cidade Sol. O valor da passagem é em média R$ 35,00.
O que fazer
A cidade conta com pontos turísticos importantes, como a feira-livre e o distrito do Picado, que foi palco para a obra de Jorge Amado. Além disso, há a fonte do Rio Jacuípe, bares e restaurantes - que se estendem até a zona rural e trazem o mais variado aporte de temperos e sabores da culinária local, assim como igrejas tradicionais - que geram movimentação da economia através do turismo religioso.
As praças da cidade são ainda pontos de encontro dos moradores, a qualquer hora do dia. Algumas delas abrigam órgãos municipais, a sede da prefeitura e o Mercado de Arte e Cultura de Conceição do Jacuípe. Elas se chamam:
- Praças Benjamim Costa
- Praça Manoel Teixeira de Freitas (local onde fica a sede da prefeitura e o mercado de arte e cultura)
- Praça Nossa Senhora da Conceição
- Praça das Palmeiras
Onde ficar
- POUSADA PARAÍSO
ENDEREÇO: Rod. Gov. Mário Covas, Conceição do Jacuípe
TELEFONE: (75) 98851-7620
- FAZENDA HOTEL CANDEAL
ENDEREÇO: R. do Baldez, S/Nº - Baldez
TELEFONE: (75) 3243-2293
Onde comer
- SENA - BAR, RESTAURANTE, LANCHONETE E PIZZARIA
ENDEREÇO: Praça Benjamin Costa, 353 - Centro
TELEFONE: (75) 9 8115-9594
- CAFÉ & CIA
ENDEREÇO: Rua 20 de Outubro
TELEFONE: (75) 98196-1946
- PIZZARIA ANGOLO D'ITÁLIA
ENDEREÇO: R. Sete de Setembro
TELEFONE: (71) 98286-0220
- PONTO DU CALDO - RESTAURANTE BERIMBAU
ENDEREÇO: Ao Lado Do Novo Correios - Av. Getúlio Vargas, 208, Conceição do Jacuípe
TELEFONE: (75) 98330-8938
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!