Vilarejo no sul da Bahia, Caraíva é o local que melhor conserva a rusticidade da região. Por lá, o turista vai encontrar ruas de areia e forró pé de serra. Além disso, a localização privilegiada, a combinação de rio com o mar e a simplicidade dos moradores fazem da vila um lugar apaixonante e de uma energia única.
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Caraíva do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
Leia também:
História
Segundo documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), disponível no Museu do Descobrimento em Porto Seguro, a comunidade de Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil.
Os primeiros portugueses chegaram por volta de 1530, e por aqui viviam diversas tribos indígenas, nesta região que é conhecida como “Costa do Descobrimento”.
Durante muitos anos a comunidade viveu da pesca, que precisava ser salgada e transportada em lombo de mulas ou barcos até as cidades vizinhas para a venda.
Até início do século XX, também trabalhavam com a exploração de madeira.
Anos 70, o começo da aventura
Na década de 1970, a vila vivia exclusivamente da pesca e foi nessa época que grupos de aventureiros começaram a frequentar o lugar.
A estrada para chegar até o vilarejo era muito precária e nela quase não transitavam carros.
Para chegar a Caraíva era preciso caminhar pela praia, saindo de Trancoso, ou fretar um barco de pesca.
Com o movimento de visitantes crescendo, a vila foi se adaptando.
Ainda na década de 70 chegaram os primeiros motores para os barcos, que até então eram movidos por velas.
Ecologicamente preservada, Caraíva beneficia-se de diversas proteções ambientais e históricas: Área de Proteção Ambiental – APA Caraíva/Trancoso; Zona de Reserva Extrativista Marinha – Resex; Patrimônio da Humanidade da UNESCO; Zona de Proteção Rigorosa do IPHAN; e zona de entorno do Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal.
Energia elétrica
Desde 1962, quando foi demarcado o Parque Nacional de Monte Pascoal, a vila é o limite norte do Parque.
Dentro do parque está a aldeia Pataxó que ajuda a cuidar da Parque Nacional de Monte Pascoal. Em 2007 chegou a energia elétrica na Vila de Caraíva. Com o empenho da população a Vila resistiu e não admitiu a colocação de postes.
Como chegar em Caraíva
- Carro
- Pelo Sul: Vindo do sul pela BR 101, 30 km após a cidade de Itamaraju entre à direita no km 769, logo após o posto Atlântica (recomendável abastecer). Passe por dentro do povoado de Monte Pascoal e siga aproximadamente 43 km pela estrada de terra até Caraíva.
- Pelo Norte: Vindo do norte pela BR 101, na cidade de Eunápolis pegue a BR 367 em direção a Porto Seguro. Entre no km 51 à direita, em direção a Trancoso. No final do asfalto, no trevo, siga 33 km pela estrada de terra até Caraíva.
- Ônibus
- Faça a travessia de balsa de Porto Seguro para o Arraial d’Ajuda e pegue o ônibus em Arraial. As balsas saem a cada meia hora. A travessia de Arraial para Caraíva duram por volta das 2h40.
- Avião
- Voos regulares até Porto Seguro pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul.
Quando ir para Caraíva
Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa. O que muda Caraíva é a alta estação. Entre o Réveillon e o Carnaval a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites. Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo.
O que fazer
- Aldeia Pataxó
Caraíva fica no portal norte de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal e a reserva indígena Pataxó. A 6 km ao sul de Caraíva, fica a aldeia Barra Velha, onde vivem aproximadamente 500 famílias Pataxós.
A aldeia possui escolas, posto de saúde e diversas outras benfeitorias. O modo de fabricação da sua farinha é preservado como na época do descobrimento e, juntamente com o artesanato, forma grande parte da renda dos Pataxós.
No Centro Cultural de Tradições Indígenas, que fica na subida do rio, é possível conhecer um pouco mais da cultura dos índios Pataxós.
Danças, culinária e histórias contatas pelos próprios Pataxós são uma atração à parte.
O artesanato feito pelos Pataxós é mais do que uma alternativa de renda, é uma representação de sua cultura e crença.
- Porto do Boi
A Aldeia Porto do Boi, a cerca de 30 minutos de barco de Caraíva, abriga aproximadamente 30 pessoas da etnia Pataxó em uma reserva próxima do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Trata-se de um pequeno grupo familiar, que criou um Centro Cultural aberto aos visitantes em 2004 com intuito de promover a cultura indígena Pataxó.
Em 2013, sua estrutura principal caiu devido à falta de renda para mantê-la. Desde então, a comunidade teve que encontrar outras formas de se sustentar e muitas pessoas mudaram em busca de emprego e renda.
- Lagoa do Satu
A Lagoa do Satu fica a 3 km ao norte de Caraíva. É uma linda lagoa de água doce perto da ponta do Satu, um verdadeiro paraíso de águas verdes e coqueiros. Paz entre as falésias avermelhadas.
- Igreja de São Sebastião
A data de construção é por volta de 1530 e é uma das mais antigas do Brasil. A simplicidade é o que a torna encantadora, com suas paredes feitas de forma rudimentar com óleo de baleia, areia e conchas.
- Praias
- Praia da Barra
- Praia de Caraíva
- Praia do Satu
- Prainha
- Praia da Ponta do Corumbau
Onde ficar em Caraíva
A Pousada da Lagoa fica a 50 metros do Rio Caraíva, e a 400 metros da Praia de Caraíva. A recepção 24 horas organiza passeios e serviços de lavanderia. O Wi-Fi é gratuito nas áreas comuns.
Os chalés são práticos e apresentam uma decoração rústica, com um ambiente bem-iluminado. Todos possuem ar-condicionado, banheiro e varanda térrea privativa com rede. Alguns quartos têm frigobar e área de estar.
O café da manhã diário inclui iguarias veganas e é servido na área para refeições ao ar livre. Você também pode desfrutar de aulas de ioga e serviços de massagem.
A Pousada Terra Caraiva oferece Wi-Fi gratuito e quartos com ar-condicionado em Caraíva. A propriedade dispõe de jardim, lounge compartilhado e bar. Você pode desfrutar da vista para o jardim.
Os quartos da pousada possuem varanda. Os quartos incluem banheiro privativo.
Um delicioso buffet de café da manhã pode ser apreciado na propriedade. Você pode desfrutar de pães caseiros, bolos, geleias, sucos, iogurtes, tapiocas e outras iguarias regionais.
A Pousada Terra Caraiva fica a 157 km de Porto Seguro e a 162 km de Arraial d'Ajuda. O Aeroporto de Porto Seguro fica a 154 km da propriedade.
A Pousada Casinhas de Bahia está localizada a 300 m da Praia de Caraíva, e oferece acomodações a 130 km ao sul de Porto Seguro. A propriedade dispõe de um amplo jardim e Wi-Fi gratuito nas áreas comuns.
Os quartos contam com ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo com chuveiro. Você pode desfrutar de um buffet de café da manhã servido diariamente, que inclui bebidas quentes, lanches salgados e itens doces de confeitaria.
A Lagoa do Sapu fica a 3 km da Pousada Casinhas de Bahia, enquanto o Aeroporto de Porto Seguro está a 110 km de distância.
A Vila Almesca oferece piscina ao ar livre, jardim, terraço e restaurante em Caraíva. Este hotel 5 estrelas oferece serviço de quarto e recepção 24 horas. Você pode desfrutar de uma bebida no bar.
As unidades do hotel dispõem de ar-condicionado, área de estar, TV de tela plana a cabo, cofre e banheiro privativo com chuveiro, secador de cabelo e chinelos. Os quartos também dispõem de mesa de trabalho.
Um café da manhã à la carte é servido diariamente no Vila Almesca.
Onde comer
- Boteco do Pará
- Beira-rio, no caminho da praia | Tel. (73) 99959-1276
- Cantinho da Duda
- R. 7 de Setembro, s/n | Tel. (73) 99199-9138
- Culinária Central
- R. 7 de Setembro, s/n | Tel. (73) 99835-4195
- Manga Rosa
- Beira-mar (Pousada Thaynã) | Tel. (73) 99908-6226
Leia mais sobre Bahia 417º no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!