O Teatro Jorge Amado, que homenageia o escritor o baiano Jorge Amado, vai a leilão em dezembro deste ano. Um dos espaços mais atuantes da cidade, pode se tornar "qualquer coisa" em 2014. A informação foi publicada no blog do jornalista Osmar Marrom Martins, do jornal Correio*.
Veja também:
Gratuito: Teatro Vila Velha oferece oficina de dança para crianças
De acordo com o colunista, se não for tomada uma providência, a cidade já carente de espaços pode "perder mais". Ele ainda lembra que o Teatro Maria Bethânia, no Rio Vermelho, virou um bingo e, depois, uma churrascaria. Hoje o espaço é ocupado pelo restaurante Fogo de Chão.
O Jorge Amado foi inaugurado em 1997 e até 2009 realizou mais de 3.700 apresentações para um público de mais de um milhão de pessoas. Em contato com a reportagem do
iBahia, a assessoria de imprensa do local confirmou a informação, mas salienta que segue com programação até dezembro.
Entenda a polêmica
Vale lembrar que, em 2011, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) assinou com o Tribunal de Justiça da Bahia um Termo de Cessão de Uso, com opção de compra, referente ao imóvel do antigo Curso de Inglês Universal English Course (UEC), situado na Pituba, onde funciona o Teatro Jorge Amado.
O curso contratou, em 1995, operação de financiamento com o antigo Desenbanco para construção de sua sede própria na Pituba. Com a extinção do órgão, as operações de financiamento passaram à responsabilidade Desenbahia. A garantia para o financiamento foi a própria sede do UEC. Em 2002, o curso tornou-se inadimplente, obrigando a Desenbahia a ajuizar ação de execução objetivando a recuperação do crédito.