O espetáculo 'Patativa do Lambe-Lambe: um breve passeio por um longo passado', formado pela trupe de atrizes e atores, Alessandra Flores, Rosa Adelina, Juliano Valffi, e Toni Edson, com o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB/BA), apresenta nos meses de julho e agosto, no estado baiano, a história de Patativa do Assaré. Uma homenagem ao teatro de lambe-lambe é criada para apresentar a cultura nordestina.Confira outros espetáculos que acontecem no mês de julho na nossa Agenda Cultural.Cada cena, dispostas em quatro caixas de teatro lambe-lambe em forma de monóculos, ficará à disposição do público nas praças e feiras das cidades de Ipirá, Serrolândia, Caem, Jacobina e Salvador. A trupe será responsável por cantar, brincar e manipular todo o espetáculo. O cotidiano do sertanejo, o êxodo rural, a reforma agrária, a força e graça do camponês são alguns dos temas abordados nos poemas de Patativa e representados no espetáculo.
Cada cena foi construída a partir de uma temática presente em poemas do autor, proporcionando ao espectador múltiplas apreciações de sua obra. Alguns dos principais poemas inspiradores são: O poeta da roça, Boi zebu e as formigas, Vaca Estrela e Boi Fubá, A morte de Nanã, Ao Reis do Baião, A triste partida, Eu e o sertão, Chiquita e Mãe Véia.
As apresentações, ainda são acompanhadas de uma exposição de fotos em pequenos monóculos para que a plateia possa conferir o processo criativo da trupe com imagens dos bonecos, objetos e cenas. E, é por meio deste souvenir que é feito um resgate da cultura popular nordestina com acessibilidade e mobilidade para apresentar uma linda história.Em Salvador, as apresentações acontecerão dos dias 30 de julho a 2 de agosto.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade