Cada 30g do produto tem o equivalente ao veneno de 500 abelhas.
Foto: Paula FJ
Resultado de uma pesquisa de mais de 20 anos, o Botox Natural é um creme de ação rejuvenescedora criado pela farmacêutica Marisa Protta e seu marido, o apicultor Ciro Protta, em Tatuí, São Paulo.
Segundo Marisa, o botox surgiu a partir da criação de um creme de ação anti-inflamatória, que foi desenvolvido para melhorar dores de artrite, artrose, tendinite e musculares.
"Ao longo da pesquisa, descobrimos que o veneno da abelha estimula a irrigação sanguínea, aumentando a produção do colágeno endógeno, a substância responsável pela rigidez da pele, que o próprio organismo produz, mas que perdemos ao longo dos anos", explicou Marisa ao G1.com.
O produto, que custa aproximadamente US$ 350 por grama, tem causado polêmica entre alguns dermatologistas. A diretora da Abeeco, uma empresa da Nova Zelândia, por exemplo, afirmou que o colágeno produzido pela pele com o uso contínuo pode provocar problemas de pele, como alergias. Além disso, alguns especialistas contestam que não há provas de que as substâncias possam mesmo combater as rugas e o envelhecimento.
Produção
Os insetos não são mortos no processo de extração. No apiário são colocadas lâminas de vidro que retém o veneno, que é levado para um laboratório, onde são retirados com espátula.
Cada porção de veneno é pesada em uma balança e misturada com outros ingredientes à base de óleos e ceras. Depois de descansar por 24 horas, tudo é despejado em uma máquina. Cada 30g do produto têm o equivalente ao veneno de 500 abelhas.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!