icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Suíça é o país mais feliz do mundo, segundo ranking (Brasil aparece em 16º)

foto autor

27/04/2015 às 14:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 5:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

suica-ecod.jpg
Líder do ranking com 7.597 pontos, Suíça tem pouco mais de oito milhões de habitantes
Foto: Getty Images

Investigar o grau de felicidade em 158 países. Este é o principal objetivo do World Happiness Report, estudo produzido pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN), que reúne um seleto grupo de acadêmicos internacionais e tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A terceira edição da pesquisa foi divulgada em abril e aponta a Suíça como o país mais feliz do mundo. Em seguida vem Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá.

Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas

O ranking é baseado no quanto as pessoas se consideram felizes, mas ele estima também o quanto dessa felicidade se deve a variáveis como PIB per capita, expectativa de vida, níveis de corrupção e liberdades individuais.

Expectativa de vida
O Brasil subiu oito posições em relação ao anterior (2013) e chegou ao 16º lugar. Contaram a favor do país a expectativa de vida e o apoio social (que significa ter com quem contar em situações problemáticas). Os pesquisadores afirmam que os brasileiros dizem se sentir mais felizes atualmente, mas que a melhora na posição do país não se deve a nenhuma grande alteração em outros fatores.

Líder do ranking com 7.597 pontos, Suíça tem pouco mais de oito milhões de habitantes. Um exemplo de como a vida em solo suíço é boa, sua maior cidade, Zurique, foi eleita neste ano como uma das melhores cidades para viver.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas. "Cada vez mais a felicidade é considerada uma medida adequada de progresso social e um objetivo da política pública", diz o relatório. "Um número cada vez maior de governos nacionais e locais estão usando dados sobre felicidade na busca por políticas que possam permitir que as pessoas tenham uma vida melhor".

O SDSN é composto por integrantes do meio acadêmico, de governos e do setor privado.

Ranking de Felicidade 2012 - 2014

1 - Suíça
2 - Islândia
3 - Dinamarca
4 - Noruega
5 - Canadá
...
16 - Brasil
17 - Luxemburgo
18 - Irlanda
19 - Bélgica
20 - Emirados Árabes Unidos

Fonte: World Happiness Report 2015

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade