icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Pesquisadores criam tijolos a partir de resíduos de fábricas de papel

Cientistas da Universidade Jaen, na Espanha, descobriram uma maneira de criar uma versão mais verde de tijolos, utilizando resíduos de fábricas de papel, na confecção do material de construção.

foto autor

31/12/2012 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

tijolo-papel.jpg
Os tijolos de teste foram menores do que os convencionais, 3 x 1 x 6 cm, mas os pesquisadores foram capazes de fazer outros
Fotos: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Jaen, na Espanha, descobriram uma maneira de criar uma versão mais verde de tijolos, utilizando resíduos de fábricas de papel na confecção do material de construção.

Os tijolos verdes, além de desviarem resíduos dos aterros sanitários, também economizam energia e dinheiro na produção, pois precisam de menos tempo no forno. Os tijolos de papel também têm baixa condutividade térmica, proporcionando um bom isolamento.

Como funciona

Os cientistas misturam os resíduos de fábricas de papel, juntamente com as lamas provenientes do tratamento de águas residuais. Depois, esse material é ligado à argila e enviado para máquinas de extrusão, onde os tijolos são obtidos.

paperbricks-1.jpg

Os tijolos de teste foram menores do que os convencionais, mas os pesquisadores foram capazes de fazer outros. A única desvantagem apontada é que os tijolos de resíduos de papel não são tão fortes como os tradicionais, embora a sua resistência mecânica seja superior ao mínimo necessário por lei para ser utilizado como um material de construção.

Os pesquisadores vão agora centrar a sua atenção em fazer os tijolos mais fortes e tentar outras misturas de resíduos, como de cerveja, azeite, indústrias de biodiesel ou lodo de esgoto.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade