A plantação da quinoa é amplamente adaptável
Foto: Emily Barney
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o Ano Internacional da Quinoa, na quarta-feira, 20 de fevereiro. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o valor nutricional, econômico, ambiental e cultural de um alimento que tem sido cultivado por milhares de anos na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
"Espero que este Ano Internacional seja um catalisador para aprender sobre o potencial da quinoa para a segurança alimentar e nutricional, reduzir a pobreza – especialmente entre os pequenos agricultores do mundo – e para a agricultura ambientalmente sustentável", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o lançamento da campanha, na sede da ONU, em Nova York.
A plantação da quinoa é amplamente adaptável, e cresce em temperaturas que variam de oito graus negativos a 38 graus Celsius, no nível do mar ou a 4.000 metros, e não é impactada pela baixa umidade. Essa versatilidade faz da quinoa uma opção alimentar viável para áreas com condições agrícolas áridas e altas taxas de desnutrição.
A Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que um bilhão de pessoas sofreram devido a problemas causados pela desnutrição em 2010, quase todos vivendo no mundo em desenvolvimento.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!