O Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade promoverá o Seminário Internacional de Construção de Baixo Carbono, em Ilhéus, no sul da Bahia, nos dias 24 e 25 de abril. O evento tem o objetivo de capacitar profissionais e divulgar projetos científicos.
Além disso, o evento reunirá estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, oferecendo alternativas que prezam pela sustentatibilidade e o uso eficiente de matérias primas. O arquiteto comlombiano, Simon Velez, também participará do encontro.
Entre as alternativas apresentadas está a utilização do bambo, que pode ser utilizado na construção de casas. O arquiteto francês Oscar Pont, que vive em Salvador, criou uma associação chamada Bambu Sem Fronteira, com apoio da Cebis, para promover o cultivo da planta no estado.
A plantação fica localizada em Abrantes e possui mais 700 mudas de 8 espécies de bambu. Além de poder ser utilizada em construções, essa espécie tem uma grande capacidade de sequestrar rapidamente o carbono na atmosfera. Por isso, essa matéria prima é uma alternativa promissora para atividades na área da construção civil que buscam um desenvolvimento mais sustentável.
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!