Chamada de Mycobond, a espuma pode servir mais tarde como adubo orgânico e até ser ingerida
Fotos: divulgação
Alunos do Instituto Politécnico Rensselaer, por meio da empresa Ecovative Design, em Nova York, juntaram cogumelos e resíduos agrícolas e obtiveram embalagens 100% natural que crescem sozinhas. Chamada de Mycobond, a espuma pode servir mais tarde como adubo orgânico e até ser ingerida.
Segundo a empresa, o processo de fabricação requer uma quantidade de energia oito vezes inferior às das embalagens de espuma convencionais, além disso, as quantidades de CO2 emitidos são dez vezes menores.
Feitas do cogumelo mycelium, as embalagens crescem em cerca de uma semana à temperatura ambiente, em local escuro e em uma estrutura plástica que determina o formato da embalagem. Quando a peça está pronta ela é aquecida para evitar que o cogumelo cresça ainda mais.
Com apoio da National Science Foundation, a equipe desenvolveu um novo método para esterilizar o material agrícola inicial, uma etapa necessária na eliminação de esporos que possam competir com os dos cogumelos. Atualmente, a esterilização é feita com vapores, mas óleos de produtos como a canela e o orégão podem vir a substituí-los.
Se os avanços no processo de esterilização se revelaram bem sucedidos, a empresa afirmou que a energia necessária no fabrico das embalagens poderá ser 40% inferior à necessária para produzir as de polímeros convencionais.
As embalagens ecológicas podem ser encomendadas no site da empresa, que também desenvolve produtos como isolamento térmico para habitações.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!