iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Criança escolhe gari como tema da festa de aniversário e pais realizam sonho

foto autor

Redação iBahia

20/08/2016 às 7:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 10:01 - há 9 anos
Google News iBahia no Google News

meninogari-ecod.jpg
Fotos: Arquivo Pessoal

(Por Rosana Romão, da Tribuna do Ceará)

Toda criança se inspira em um super-herói ou em uma princesa para suas brincadeiras. Às vezes, o personagem também ilustra outros momentos na vida da criança, como em comemorações de aniversário. Porém, há quem se inspire em personagens da vida real, como o pequeno Lucas, que pediu aos pais um aniversário com o tema de gari. A profissão, que muitas vezes é vista com preconceito, é a preferida da criança.

“O momento mais importante do dia dele é quando o caminhão de lixo passa. Eu acompanho ele até lá fora e ele fica admirado com o trabalho dos garis. Faz questão de falar com eles”, conta Dione Lima, mãe de Lucas. Para o seu aniversário de 5 anos, ele pediu aos pais uma roupa igual a de um gari. A partir daí, a família se mobilizou para criar uma festa temática.

Apesar de procurarem, não encontraram uma fantasia de gari, mas a avó da criança comprou os tecidos e costurou a peça para agradar o neto. A forma da fantasia foi composta exatamente como ele pediu, pois Lucas sabe todos os detalhes da roupa. Assim, ele se vestiu exatamente como um gari, com camisa, calça, boné e meia. Para complementar, a família preparou a decoração e lembrancinhas nas cores da Ecofor, empresa que realiza a coleta de lixo de Fortaleza.

Lucas prefere caminhão de brinquedo a ganhar bonecos. Ele mesmo improvisa o entulho e, com sua moto elétrica, brinca de gari

“Não foi nem festa, foi um parabéns, só para comemorar. Não temos condições de fazer uma festa grande, então foi tudo bem simples, apenas para 30 pessoas, onde a maioria era da família. Mas foi tudo do jeito que ele queria, nas cores verde, azul e branco”, comenta a mãe, Dione Lima. Mas o que era pra ser apenas uma reunião para os mais íntimos teve uma repercussão inesperada. A foto do aniversário de Lucas repercutiu nas redes sociais, com mais de 300 curtidas e vários elogios.

Criança feliz
“Publicamos a foto, porque era o dia dele. Ele era a criança mais feliz do mundo. Foi uma repercussão tão imensa, que eu nunca imaginei”, confessa Dione Lima. Por coincidência o dia do aniversário de Lucas também era o dia da coleta de lixo. Além dos parabéns, a festa contava com outro momento especial.

“Ele só tirou a roupa depois que se apresentou para os garis daquele jeito. O motorista parou o caminhão e ele foi lá cumprimentar os garis. Deixaram ele jogar um pacote de lixo dentro do caminhão e ele ficou muito animado. Convidou todos para entrar, lanchar e tirar foto”, relembra a mãe de Lucas.

meninogari2-ecod.jpg

Esperar o caminhão
De acordo com Dione, o que parecia ser algo banal se transformou em emoção. A satisfação de Lucas foi tão grande que todos entraram na brincadeira com ele. Foi a realização do garoto, que tem o prazer de esperar o caminhão de lixo passar na Messejana, bairro onde mora, para cumprimentar os garis.

E a paixão pela profissão não fica por aí. Lucas prefere caminhão de brinquedo a ganhar bonecos. Ele mesmo improvisa o entulho e, com sua moto elétrica, brinca de gari. “A avó dele colocou uma caixa na moto e ele sai pela casa procurando o lixo e colocando dentro da caixa”, ri.

Apesar de vários elogios, há quem não entenda e até critique os desejos do menino. “Algumas mães ficam sem entender. Meu filho não vai crescer para ser um homem aranha, ele pode ser gari. Não matando e não roubando, eu tô feliz demais. A criação é dele, e quem convive sabe que é emocionante”, conclui a mãe.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade