Fotos: Pitéu
O EcoD traz mais uma novidade para os internautas. Dessa vez, a sustentabilidade vai parar na cozinha, por meio de receitas que farão bem para o paladar e principalmente para a saúde. Assim, você poderá fazer da sua cozinha um espaço de lazer e refeições saudáveis.
Para te ajudar, aqui você encontrará, todos os domingos, uma receita saudável e prática.
A primeira receita que apresentamos é a da “falsa baiana” Kátia Najara. A paulista que vive em Salvador tem o blog “Pitéu Cozinhafetiva”, onde expõe os dotes culinários despertados desde a infância, quando aos 12 anos fez seu primeiro prato. Culinária, decoração e outras "coisinhas do lar" fazem parte do universo Pitéu.
...
Aprenda a fazer um molho de tomate à bolonhesa com Kátia:
“Gente, o que leva alguém a comprar sachê de molho de tomate à bolonhesa? Já pensou que aquilo é carne? Já pensou o tanto de veneno que deve ter ali dentro para conservar essa carne?
Porque, assim, eu sou do tempo que essas coisas eram naturais e perecíveis.
Meeeeeeeeeeeeeeeeedo! Ô gente, vamo’ pensar um pouquinho no que a gente joga pra dentro? Que você não goste e não queria cozinhar, tá no seu direito, não é obrigada, mas não precisa se matar, né?
Molho à bolonhesa é molho à bolonhesa, não tem muito para onde correr… Tem gente que usa calabresa, tem gente que põe azeitona, ovo cozido, o diabo a quatro, mas meu basicão é assim”.
Ingredientes:
- 400 g de carne moída
- 6 tomates bem maduros
- Sal e pimenta do reino moída a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- 1 cebola branca
- 1 colher de manteiga clarificada
- ½ xícara de caldo de legumes
- Manjericão fresco a gosto
Moda de preparo:
Tempere a carne moída com sal e pimenta do reino à gosto e leve ao fogo numa panela untada para soltar água e cozinhar na mesma água. Durante o cozimento vá soltando a carne com a ponta do garfo, e quando estiver soltinha, desligue o fogo, solte a carne de novo com a ponta do garfo e regue com azeite de oliva. Reserve.
Para o molho de tomate rale 1 cebola branca e doure numa colher de manteiga clarificada (depois que ela derreter, recolha a espuminha, que são as impurezas); coloque os tomates sem pele e sem semente e o espatife com a colher de pau, misture bem, equilibre a acidez com uma pitadona de açúcar, junte 1/2 xícara de caldo de legumes e deixe reduzir até o ponto desejado. Hora de juntar a carne já toda soltinha e um belo punhado de manjericão fresco. Mistura e abafa. Está pronto.
Kátia Najara :: Blog Pitéu Cozinhafetiva
*Certificada em cozinha pelo Senac Bahia e formada em Decoração pela Escola de Belas Artes da UFBA. Jogou para cima 20 anos de atuação como produtora e gestora cultural e resolveu investir na paixão pela culinária. Uma das autoras do livro “O Pequeno Livro de Cozinha”, obra premiada pelo Gourmand World Cookbooks Awards 2010.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!