Vassoura-do-campo (Dodonaea viscosa subsp. Angustissima) está diminuindo na Austrália/Foto: Arthur Chapman
Já não precisa o “futuro” chegar para que os impactos das mudanças climáticas sejam sentidos nos seres vivos. Pesquisadores australianos divulgaram, na publicação Biology Letters, que a alteração do clima já diminuiu o tamanho das folhas de uma espécie de planta no país.
O estudo, da Universidade de Adelaide, analisou exemplares da planta conhecida como vassoura-do-campo, subespécie angustissima (Dodonaea viscosa subsp. Angustissima). Os cientistas compararam as amostras recolhidas nas montanhas Flinders, no Sul da Austrália, com antigas amostras que datavam até 1880.
O resultado encontrado foi uma diminuição de dois milímetros na largura da folha ao longo de 127 anos. Para os pesquisadores, tal redução ocorreu devido ao aumento de 1,2ºC nas temperaturas máximas na região, entre 1950 e 2005.
O principal autor do estudo, Greg Guerin, afirmou em um comunicado que as “mudanças de temperatura nas últimas décadas já têm efeitos ecológicos significativos”. E assim, segundo ele, as alterações do clima estão estimulando adaptações na flora, como ocorreu no caso da vassoura-do-campo.
- Conheça o estudo na íntegra (em inglês) -
Com informações do G1
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!