A tarde desta quinta-feira (3) foi de muita troca de conhecimentos para quem participou do Scream Festival Salvador. Realizado simultaneamente no Teatro Gregório de Matos e no Fera Palace Hotel, no Centro Histórico da capital baiana, o evento reuniu profissionais locais, nacionais e internacionais. Em todas as discussões, a parceria estava em foco.
Um dos painéis da tarde teve como tema “Novos Modelos de Negócios para a indústria da informação”. O encontro começou por volta das 16h e reuniu dezenas de pessoas no auditório do Teatro. Inicialmente, os palestrantes abordaram sobre os negócios que representam e as vivências profissionais, e, em seguida, responderam perguntas.
Leia também:
Os convidados da palestra foram Davi Hyman (Google), Paulo Cesena (Rede Bahia) e Thalita di Stasi (Zygon), que estavam no Teatro, além de Celso Athayde (Favela Holding), que participou de forma on-line. A medição ficou por conta de Lucas Reis (Associação Baiana do Mercado Publicitário).
Durante as discussões, os palestrantes falaram sobre métodos, investimentos, focos e resultados, entre outros assuntos ligados ao tema. Em entrevista ao iBahia, Cesena apontou a necessidade da conexão entre os profissionais nesse processo de troca de experiências.
“Principalmente a conexão. A gente possibilitar juntar pessoas diferentes, com muitas experiências. Alguns, inclusive, de experiência internacional. Isso fomenta todo esse ambiente de criatividade e inovação aqui de Salvador e da Bahia. Então, a Rede Bahia participar disso também é uma maneira da gente colher novas informações, novas inspirações, para a gente poder criar projetos que tenham bastante sucesso para o futuro”, disse Cesena.
Interação ressaltada também por Lucas Reis, que trouxe a importância da realização de eventos como Scream para mostrar que, diante das tecnologias e inovações, as distâncias foram encurtadas e as possibilidades multiplicadas.
“A importância de um evento como esse é o de fazer mais soteropolitanos perceberem que existe muita oportunidade na economia criativa e na área da inovação, e a gente conectar esse baianos com a rede mundial, porque hoje o Mundo é um lugar só. A gente está a um clique de fazer negócios com pessoas de fora da cidade, de fora do estado, de fora do país. O Scream é para isso. É para condensar essa massa crítica e dar mais vazão a todo nosso talento”, Lucas.
Após as abordagens, pouco depois das 17h, a programação seguiu com o jornalista e correspondente internacional Jamil Chade. Com mediação de Maurício Magalhães (Mundo Real), o profissional apresentou experiências em coberturas fora do Brasil para veículos nacionais, com o foco na geopolítica.
A relação sobre qualificação e resultados no marketing foi assunto da palestra seguinte, a partir das 18h. Os convidados foram Rogério Bruxelas (Rede Bahia), Américo Neto (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Flávia Flaminio (ESPM) e Tatsuo Iwata (ESPM), sendo os dois últimos de forma on-line e os primeiros presencialmente. Quem ficou com a mediação foi Diego Oliveira (Youpper).
Nas abordagens, os palestrantes traduziram as diferenças e as interações do conhecimento e prática, falaram sobre as mudanças e adaptações após a pandemia de Covid-19 e também da constante atualização das mídias e de como isso pede que os profissionais estejam em constante atualização.
“Quando eu me formei, a gente só precisava se formar. Não era como medicina que você precisa estar sempre estudando. E hoje não é mais assim. Há sempre uma mídia nova surgindo. Eu estou sempre atualizando”, disse Américo Neto.
Ao portal, Rogério Bruxelas ressaltou a importância das parcerias para o desenvolvimento do conhecimento e inovação.
“No mundo de hoje, a gente não tem como jogar nenhum jogo sozinho. Existem pontos de vista diversos e complementares entre todos os stakeholders do mercado. O ecossistema é formado por muita gente, por todo tipo de empresa. Quando essas empresas se unem e se juntam para o desenvolvimento de um mercado, você acaba tendo certeza que está olhando para todos os pontos de vista. Então, a parceria é muito benéfica nesse sentido. Ela contribui para uma formação e desenvolvimento de um ecossistema completo e escalável, atinge bastante gente”.
Festival Scream Salvador
O Scream Festival Salvador é considerado o maior evento de criatividade e inovação do Norte e Nordeste. Neste ano, o projeto está na quinta edição e tem como objetivo abordar novos conceitos, possibilidades e novas formas de lidar com desafios e as oportunidades de negócios.
A abertura das discussões aconteceu na manhã desta quinta-feira, com uma cerimônia realizada no Teatro Gregório de Matos. O encontro contou com a presença de profissionais de diversas áreas, além de autoridades. Entre elas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que destacou a importância da iniciativa para o setor econômico.
“O setor da criatividade, da tecnologia, da informação, a gente enxerga como um novo vetor de crescimento na cidade. Esse setor tem capacidade de gerar oportunidades, empregos, renda, além de remunerar bem os profissionais. Esse festival vai, mais uma vez, discutir as tendências, novos conceitos e analisar como esse mercado está funcionando”, frisou.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (SALTUR), Isaac Edington, também ressaltou que ter um evento como esse em salvador amplia a visão para o que há de novo no mercado.
“Eu acho que é um momento que a gente chega, próximo ao final de ano, com esse tipo de discussão, com o esforço de transformar mente de pessoas e organizações, no sentido de transformar a cidade cada vez melhor, tendo a criatividade como o carro chefe”, disse Edington.
O evento se estende até a sexta-feira (4). A programação acontece no Teatro Gregório de Matos e no Fera Palace Hotel. Além de palestras, bate-papos, painéis e concursos, o projeto conta ainda com oficinas temáticas.
Uma das novidades deste ano é que o evento está tendo transmissão simultânea para as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e juazeiro. As inscrições para o Festival podem ser feitas através da plataforma Sympla e custam R$50 (meia) e R$100 (inteira).
Programação
SEXTA-FEIRA
Brand e audiência – 9h às 9h50
Inovação no combate ao racismo nas redes – 10h às 10h50
As mudanças climáticas que já estamos vivendo – 11h às 11h50
Transformação digital – 14h às 14h50
Morar em novos cenários – 15h às 15h50
Corporate innovation – 16h às 16h50
Responsabilidade social na mídia – 17h às 17h50
AFROBAPHO – Novas narrativas interseccionais na publicidade – 18h às 18h50
Leia mais sobre Scream Festival - 5ª Edição no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!