Jaguaquara nasceu de uma fazenda chamada Toca da Onça, ganhando status de município em 1923, quando já tinha esse nome - que significa Toca da Onça, em Tupi. De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, a cidade possui cerca de 50 mil habitantes.
Um dos pontos principais da cidade é a Praça da Feira. Próxima a ela, existe um monumento em homenagem aos imigrantes, que tiveram um papel muito importante na formação do local, como portugueses, italianos e japoneses.
Leia também:
Como chegar
- De carro: a rota mais rápida é sair de Salvador pela BR-324, seguindo pela BR-116 e BR-420 até Jaguaquara. Essa rota tem 338km e a viagem dura cerca de 4h57 minutos.
- De ônibus: a companhia Camurujipe faz a rota de Salvador para Jaguaquara em cerca de 7 horas.
Onde ficar
- Hotel Irmãos Vaz
Rod. Santos Dumont - BR 116, km 43,2225, Entroncamento De Jaguaquara
- Hotel Irmãos Vaz
R. Dom Pedro II, 194 - Centro, Jaguaquara
São João
Com o tema “São João na Toca da Onça: Forró Tradição e Raiz, a programação de 2023 oferece a Jaguaquara e Região, uma festa calorosa com a identidade de nossas origens.
A temática desse ano, retratará a história de Jaguaquara desde que tudo começou, evidenciando a identificação de suas raízes e tradições. A prefeitura trouxe a imagem da onça como identidade visual do São João, para perpeuar um dos grandes patrimônios históricos culturais da região.
A festa acontece de 22 a 25 de junho. Confira as atrações:
- Dorgival Dantas
- Banda Cacau com Leite
- Zé Vaqueiro
- Adelmário Coelho
- Raí Saia Rodada
- Forró Tradição Raiz
- Trio Nordestino
- Evonei Fernandes
- Jaldo Rodrigues
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!