Os hospitais de referência em tratamento de queimados da Bahia já atenderam mais de 130 pessoas com queimaduras neste mês, segundo dados de um balanço parcial divulgado ao iBahia pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Ao todo, a Bahia tem 3 Centros de Tratamento de Queimados. Eles ficam instalados no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador; no Hospital regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), na cidade de mesmo nome, no recôncavo; e no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.
Leia também:
De acordo com a Sesab, nas duas últimas unidades, os centros foram reativados recentemente, com reforço nas equipes em função dos festejos juninos, após um breve período dedicados ao tratamento de pacientes com Covid-19.
Os dados da Sesab são de 1º a 20 de junho e contabilizam apenas o HGE e o HRSAJ. O Hospital do Oeste não teve registro até a data. No total, foram 135 atendimentos.
Destes registros, 24 foram por explosões de bombas e 98 por queimaduras em geral no HGE. Já no HRSAJ, foram 13 atendimentos por queimaduras, neste mesmo período.
Os números referentes aos anos de 2019 e 2020 ainda estavam em levantamento até o dia do fechamento dos dados, de acordo com a Sesab.
Onde buscar atendimento
Além desses três hospitais, as pessoas com queimaduras podem procurar atendimento também nas unidades de pronto-socorro das cidades baianas. A depender da gravidade dos casos, é feito o encaminhamento para os centros de referência.
Em Salvador, conforme informações divulgadas ao iBahia pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse serviço pode ser encontrado em uma das 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou nas 6 unidades de pronto atendimento do município.
Leia mais sobre São João na Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!