O Troféu Zelito Miranda 2024 está a todo vapor. Mas, o São João da Rede Bahia promove ainda uma competição que promete movimentar todos os 417 municípios do estado. Estamos falando da Batalha dos Sanfoneiros. O quadro do Jornal da Manhã vai contar com músicos da capital e do interior disputando o título de melhor performance de sanfoneiro da Bahia.
A escolha do vencedor será através de uma votação no g1 Bahia. A disputa vai envolver 15 sanfoneiros e as inscrições começam nesta sexta-feira (31). O regulamento com todas as regras você acompanha abaixo.
Leia também:
Vale ressaltar que o encerramento do cadastro dos candidatos será no dia 6 de junho. Uma junta avaliadora escolherá as melhores performances em vídeo e os selecionados entram na competição. Na primeira etapa, o público escolherá 5 candidatos para disputar a final da Batalha. E depois, serão escolhidos os 3 vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.
A grande final da Batalha dos Sanfoneiros acontece ao vivo, no Jornal da Manhã, no dia 21 de junho. Os vencedores levam um troféu exclusivo feito pelo artista plástico Aless Teixeira.
HISTÓRICO DA BATALHA DOS SANFONEIROS
A Batalha dos Sanfoneiros surgiu em 2017. No primeiro ano, Jó Miranda levou a melhor, sendo escolhido pelo público com 51,62% dos votos. A batalha foi contra Daniel Frota e Renato Gomes.
No ano seguinte, em 2018, os finalistas foram Denny Bastos, Jorge do Rojão e Tico Cavalcanti. Com 45% dos votos, Tico venceu a competição.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Batalha dos Sanfoneiros deu uma pausa. O retorno aconteceu em 2022 e com uma novidade: uma sanfoneira ficou na reta final da competição. Ela foi a primeira desde 2017.
Raquel Cohem, Guedes Acordeon e Elielson Amorim chegaram à final. O vencedor foi Elielson Amorim, que garantiu 57,49% dos votos. Por fim, a última edição registrada no ano passado (2023), chegaram à final Pedro Esmera, Andinho Brito e Dio do Acordeon, que venceu com 50,25% dos votos.
VEJA PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DA 'BATALHA DOS SANFONEIROS 2024'
1. Podem participar sanfoneiras e sanfoneiros de qualquer idade, desde que morem na Bahia.
2. Os interessados devem enviar um vídeo para o WhatssApp da Rede Bahia: (71) 98718-6000.
3. O vídeo deve ser gravado preferencialmente na posição horizontal.
4. Cada vídeo deve ter, no máximo, 40 segundos.
5. O candidato deve dizer o nome, a cidade onde mora e o nome do forró que vai tocar na sanfona.
6. Na sequência, é preciso tocar um trecho de um forró instrumental. Atenção: só serão aceitos vídeos com forró instrumental.
7. O candidato não pode cantar enquanto toca, pois só será avaliado o desempenho na sanfona.
8. O vídeo deve ser caseiro. Não serão aceitos vídeos gravados em estúdio ou feitos por produtoras, com edição, manipulação de imagem ou som, ilustrações, paródias ou dublagens.
9. Os vídeos serão separados pela equipe da Rede Bahia e encaminhados a uma junta avaliadora, composta por três profissionais com grande conhecimento em sanfona.
10. Cada jurado vai selecionar 5 candidatos, totalizando 15 candidatos.
11. Os vídeos dos 15 candidatos selecionados pelos jurados serão disponibilizados no portal g1 Bahia para que o público possa votar quantas vezes quiser.
12. Na primeira etapa, o público escolherá 5 candidatos para disputar a final da Batalha.
13. Depois, numa segunda etapa, o público escolherá os 3 vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.
14. Os campeões serão conhecidos ao vivo no Jornal da Manhã do dia 21 de junho.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!