A Escola de Samba Unidos do Viradouro anunciou na noite da quinta-feira (20), o enredo para o carnaval de 2024. Intitulado “Arroboboi, Dangbé”, o enredo tem como referência o Terreiro do Bogum, em Salvador.
De acordo com publicação da Viradouro no perfil do Instagram, o “Arroboboi, Dangbé” é sobre a energia do culto ao vodum serpente, uma “força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé”.
Leia também:
A escola ainda pontua que a energia do culto segue no Brasil com os terreiros que culminou no que hoje é o candomblé Jeje. Nessa linha está o Terreiro do Bogum, de Salvador, usado como referência.
O centenário templo religioso é localizado no bairro do Engenho Velho da Federação e possui algumas diferenças de outros terreiros da capital baiana como a língua falada nos rituais.
A Rainha de Bateria da Viradouro, Erika Januza, comemorou a escolha do tema. “Ai meu coração! Vamos com tudo contar essa história escola querida”, escreveu.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!