O movimento de volta para casa no metrô de Salvador ficou intenso no início da noite desta terça-feira (31), com as limitações do sistema após a batida envolvendo dois trens e um rebocador.
Imagens feitas por passageiros na Estação Acesso Norte, mostram filas na passarela que liga o terminal de metrô ao de ônibus, onde um coletivo transporta os passageiros para a Estação Pirajá. Assista ao vídeo abaixo
Leia também:
Em nota divulgada durante a tarde, a CCR metrô, empresa que administra o sistema, informou que as estação Pirajá e Bom Juá da Linha 1 do metrô se Salvador só devem voltar a operar normalmente na quinta-feira (2). O serviço foi parado nos terminais depois do acidente.
Após acidente com trens, metrô de Salvador tem movimento intenso na volta pra casa
— iBahia (@iBahia) May 31, 2022
🎥 Alexandre Falcão #ibahia #salvador #metro pic.twitter.com/WS8vx0wZqM
De acordo com a CCR, as duas estações ficarão fora de operação durante o trabalho de remoção dos veículos envolvidos na colisão e reconstituição da estrutura danificada com o acidente.
Até a quinta, a Linha 1 do metrô irá funcionar somente entre as estações Retiro e Lapa. O esquema de ônibus montado por causa da situação também deve ser mantido.
Seis pessoas ficaram feridas durante o acidente. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas são 4 passageiros (sendo uma três mulheres e um homem) e 2 funcionários da CCR Metrô, que estavam no rebocador.
Eles foram atendidos dentro da Estação Pirajá, após serem levados para o local por causa de uma norma da CCR.
Após o atendimento, os funcionários do metrô foram levados para um hospital particular. Já os passageiros foram divididos entre o Hospital Geral do Estado (HGE), que recebeu 3 pacientes, e Hospital Municipal, que atendeu 1 das vítimas.
“Nós atendemos eles [passageiros] dentro da Estação Pirajá, da estação de metrô. Na verdade, eles removem para o local deles [da CCR Metrô], é uma logística interna que eu não tenho como dizer. Eu encontrei os pacientes dentro da Estação Pirajá. Todos estavam se queixando de dor, mas todos conscientes”, contou o o médico do Samu, Uenderson Barbosa.
Acidente
O acidente aconteceu na altura do bairro do Calabetão, às margens da BR-324, bem próximo à estação Pirajá e a um posto de combustíveis. Moradores contam que eram por volta das 9h20 quando ouviram o estrondo da batida entre os trens e o rebocador.
De acordo com a CCR Metrô, o trem que estava ao lado do caminhão rebocador passava por um alinhamento para seguir para a Estação Pirajá, quando foi atingido pelo outro que estava saindo da Estação Pirajá.
A empresa afirma ainda não saber o motivo do caminhão rebocador ter parado nos trilhos, mas acredita na possibilidade de uma falha no veículo.
Um engenheiro da Codesal que esteve no local informou que o órgão só está registrando e notificando a situação e todas as medidas serão tomadas pela empresa que administra o metrô.
“Todo o processo de remoção do vagão será feito pela CCR. As vítimas já foram transferidas para o hospital. Está tudo sob controle”.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!