icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Veja 7 hábitos que sabotam a concentração de um concurseiro

Certos comportamentos podem minar você na hora de ser selecionado para um concurso; confira e livre-se deles

foto autor

12/04/2016 às 9:47 • Atualizada em 31/08/2022 às 16:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Confira a seguir 7 dicas preciosas para você não perder tempo, se dispersar e acabar sendo eliminado nos concursos que vai enfrentar: 1) Estudar grudado no celular
Em entrevista à Exame, a psicóloga Renata Xisto disse que estudar com o celular ao lado pode despertar a tentação de conferir aplicativos de mensagens e redes sociais, o que tira totalmente o foco do candidato.
2) Esquecer das pausas no estudo
Associar muitas horas de estudo com a garantia de aprovação pode ser um perigo. Segundo a neurociência, nosso cérebro não consegue se fixar em um único objeto por mais do que uma hora. Passado esse prazo, sugere o especialista, faça uma pausa de 15 minutos para esticar as pernas e refrescar a cabeça.
3) Ambiente de estudos mal iluminado ou barulhento Um espaço claro, silencioso e acolhedor para estudar ajuda muito na compreensão e na fixação dos conteúdos, afirma Paulo Estrella, em entrevista à Exame.
4) Estudar o dia inteiro uma única disciplina
Optar por longas sessões de estudo monotemáticas não é uma estratégia eficiente, porque o cérebro do candidato fica “viciado” em uma única forma de raciocinar e acaba se cansando. “Trocar de disciplina depois de duas ou três horas de estudo muda a lógica e aumenta a eficiência do estudo”, explica.
5) Estudar muitas disciplinas na mesma semana
Criar uma agenda muito diversificada pode te atrapalhar. O ideal é dividir os ciclos semanais, com 8 matérias por semana.
6) Descuidar da postura
Busque ter cadeira e mesa confortáveis, porque vai vai precisar se concentrar.
7) Não enxergar prioridades
Determine metas diárias de estudo para não se dispersar facilmente. Para isso, é importante não tentar fazer “malabarismo” com as obrigações do dia, afirma a psicóloga Renata Xisto à matéria da Exame.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador