O bairro de Valéria recebe nesta quinta-feira (3) um mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O "faxinaço" terá início a partir das 9h, em frente à Praça Matriz.
Durante o "faxinaço", os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frente às suas casas para recolhimento. Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também intensificarão as visitas casa a casa e a vistoria de depósitos elevados, a exemplo das caixas d'água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
(Foto: Arquivo CORREIO) |
Desde que foram retomados pela Prefeitura no final de julho, os mutirões contra o Aedes já beneficiaram 21 bairros do município, recolhendo aproximadamente 520 toneladas de lixo nas localidades, além de visitar cerca de 7 mil imóveis e eliminar mais de 14 mil focos do vetor. O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou numa redução de 77% no número de casos confirmados de dengue no município.
De janeiro a agosto de 2015, a capital baiana registrou 478 casos da patologia, enquanto no mesmo período do ano passado foram confirmadas 2.053 pessoas infectadas. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ainda três casos de zika vírus nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outras 17 mil ocorrências suspeitas seguem sob análise. No caso da chikungunya, foram contabilizados quatro casos em 2015.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade