Começou a instalação de totens de informação com rotas das linhas de ônibus, em dois pontos da capital, na Avenida Bonocô e no Rio Vermelho. Segundo o secretário de Transporte e Urbanismo (Semut), Fabio Mota, os equipamentos devem começar a funcionar nesta sexta-feira (26).
Outros oito estão sendo implantados na cidade. “Vai ser possível saber onde os ônibus estão, se saíram da garagem na hora exata. E isso vai ajudar bastante na operacionalização”, diz o secretário. Segundo ele, essas mesmas informações também estarão disponíveis em um aplicativo para smartphones, o que vai facilitar a vida do passageiro.
“O cidadão vai poder acompanhar o ônibus pela cidade e se organizar de casa, por exemplo”, explica. Além disso, uma central de monitoramento na sede da secretaria vai acompanhar a operação do sistema. A expectativa é de que até abril todas as linhas de ônibus da frota de Salvador já estejam disponíveis nos equipamentos.
A ideia é que todos os três mil pontos da cidade recebam o equipamento ao longo do ano. A instalação dos equipamentos faz parte do plano de otimização das linhas, que está sendo implantado a partir de estudos da Semut.
“Pelo fato de Salvador ter ficado 40 anos sem licitação, não foi feito nenhum dado que leve em consideração o trajeto que seja mais rápido, por isso temos linhas muito cheias e outras muito vazias”, diz.
Depois que esse plano for concluído, o Bilhete Único passará a valer por três horas, e não duas, como acontece atualmente. O tempo deve começar a valer no final do segundo semestre de 2015, em toda a cidade, que agora estará dividida em três cores: amarelo para o consórcio Plataforma (Subúrbio), verde para o Ótima (Centro) e azul para o Salvador Norte (Orla).
Esta semana, o secretário anunciou que a partir de 1º de janeiro a passagem aumentará para R$ 3 — reajuste de 7% em relação aos atuais R$ 2,80, levando em consideração o IPCA.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade