icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Tempo segue chuvoso e com trovoadas em Salvador

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo por causa da intensidade das chuvas

foto autor

Redação iBahia

05/03/2022 às 10:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Reprodução

O tempo vai seguir fechado em Salvador e na região metropolitana nesta sábado (5) e domingo (6). A previsão é de céu nublado, tempo chuvoso e trovoadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo por causa da intensidade das chuvas e das trovoadas. No interior baiano também deve chover nos próximos dois dias.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também mantém o alerta. Pontos da capital baiana correm risco de deslizamento e desabamento. Equipes estão de plantão para atender solicitações por meio do número 199.

Até as 10h deste sábado, foram registrados 44 ocorrências ligadas à chuva em Salvador. Entre os maiores chamados estão 12 ameaças de deslizamento, 11 avaliações de imóveis alagados, 5 ameaças de desabamento e 5 avaliações da área.

O temporal que atinge a Bahia é causado pela associação de dois fenômenos. Primeiro, um Sistema de Baixa Pressão chegou na quarta-feira (2), chamado 'cavado'. Em seguida, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis foi formado durante a madrugada de quinta-feira (3).

Simulados de evacuação cancelados

Devido a possibilidade de acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de algumas áreas de risco, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) cancelou os simulados de evacuação das comunidades Mamede (Alto da Terezinha) e Baixa do Cacau (Lobato/S.Caetano), que estavam marcados para este sábado (05/03), às 9h.

Seguindo o protocolo do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), as sirenes devem ser acionadas em caso de chuvas intensas e um acumulado de 150 mm em 72h, além de previsão de continuidade de chuvas fortes.

Após o acionamento das sirenes, os moradores devem deixar suas casas e se dirigirem para os abrigos provisórios instalados, no caso de Mamede, na Escola Municipal Santa Terezinha (Alto da Terezinha), e na Baixa do Cacau na Escola Municipal Coração de Jesus (Lobato).

Caso as sirenes de outras localidades sejam acionadas, os moradores devem se dirigir aos abrigos já determinados na formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e em simulados anteriores.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador