Eita que estávamos ansiosas para passear junto com vocês por esse charme de bairro! A Saúde tem sobrados lindos, a maioria bem conservados, algumas ruas são de pedra e todo mundo se conhece desde sempre. Lá não tem farmácia grandona, mercado e banco muito menos, tem morador que acha uma delícia se virar com as mercearias e feirinhas de rua, outros reclamam. O fato é que esse clima de interior bem no centro da cidade vem da origem do bairro, láááááááá em 1730, quando a construção de casas se iniciou em volta da Igreja da Saúde.
O ponto mais conhecido da Saúde é a praça da Igreja Nossa Senhora da Saúde e da Glória. Estamos ansiosas esperando o término da reforma para ver os azulejos portugueses e o painel do forro da igreja, umas das primeiras pinturas barrocas na Bahia.
Leia também:
A igreja é o marco do largo, onde rola a feira orgânica aos sábados, o pagode e o churrasquinho do fim de semana. É de lá também que convergem as cinco principais ruas do bairro. Construída em 1723, mesmo situada em um sítio histórico e tombada pelo Iphan, a Igreja Nossa Senhora da Saúde e da Glória estava com risco de desabamento no começo dos anos 2000. Em 2012, foi fechada para uma reforma que segue até hoje.
Agora quem faz o papel de capela principal do bairro é a Igreja da Providência, uma das poucas com estilo neogótico da cidade. Desde a construção, em 1855, ela é mantida pela Casa da Providência de Salvador, uma instituição que recebia meninas órfãs.
É provável que esse seja o sobrado mais conhecido da Saúde, ele é famoso pelos mosaicos, jardins e fonte de concha e pedra. Foi construído no século XVII e ampliado para o estilo art nouveau no século XX. Era a residência do fundador do Jornal A Tarde, Ernesto Simões Filho. Nos anos 1990, quando a casa foi doada à Arquidiocese de Salvador, passou a pertencer ao Projeto Barroco na Bahia e se transformou em um centro de promoção da cultura barroca.
O Barroco na Bahia pretende disseminar a música barroca do mundo inteiro em Salvador e tem coro (com espaço para integrantes com e sem experiência), sala de música, cursos de alemão e uma pousada mantenedora do projeto.
Um desses sobrados especiais é o Lar Santa Izabel. Foi difícil, mas nós conseguimos conhecer o local depois de uma campanha no Instagram @seessarua_fosseminha. E, apesar da capela linda de madeira, da preservação dos móveis antigos, da beleza das janelas com pé direito altíssimo e do coreto no meio do jardim, o que roubou nosso coração foi a panorâmica da varanda que mostra Nazaré, Pelourinho e o Santo Antônio, e suas mil igrejinhas e sobrados. A gente amou brincar de adivinhar qual era cada edificação.
Hoje no Lar Santa Izabel moram 73 idosos que pagam uma mensalidade para receber cuidados e alimentação. Eles têm aula de música, terapia grupal, participam de debates e fazem até uma lavagem anual do coreto! O lar funciona desde a construção do prédio, em 1806. O espaço também pode ser alugado para fazer ensaios fotográficos.⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A casinha do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacci) é outro pontinho de amor no centro antigo de Salvador. O Nacci é uma das instituições sem fins lucrativos mais antigas, conhecidas e queridas da cidade. Criada há 24 anos, ela fornece para crianças e acompanhantes de baixa renda de Salvador e interior suporte de alimentação, hospedagem e bem-estar. Tem como não amar um trabalho desse, minha gente?
Agora vem a sessão que todo mundo ama: segura esse tour gastronômico pela Saúde com quatro dicas preciosas!
Boteco 31:
Bar de uma poetisa e um músico que se propõe a ser um local de encontro para artistas. Fica em um dos nossos sobrados preferidos da rua, construído em 1861, e disponibiliza instrumentos para quem quiser fazer um som lá. Na real, parece que a gente tá no quintal de casa festejando a vida! Se for sozinho, peça o escondidinho individual que vem na caneca. Em grupo, vale o arrumadinho.
Toca do Rato
Melhor batida de gengibre que a gente já tomou na vida. Doce, mas não muito. Ratinho, o dono, se esmera na batida e no cuidado com a casa em que ele mora e toca o bar. Lá, tem um azulejo em formato de tapete na sala que data de mais de 200 anos e está intacto, fora a fachada que é uma coisa linda.
Armazém 437
Conhecido pela variedade de cervejas, vinhos, cachaças e pelos petiscos regionais. Os proprietários são de Caetité, interior da Bahia, e muita coisa do cardápio faz referência ao lugar: tutu à mineira, galinha ao molho pardo, filé ao molho, carne do sol, sarapatel, quiabada, feijoada, ensopado de carneiro e frango preparado de diversas maneiras.
Di Janela
É o recanto da nossa roska do coração, que vem com picolé de fruta, do mural de Bel Borba da foto e das comidas com nomes de gente famosa do meio da cultura em Salvador. Segundo Luri, que é a rainha da banana, lá tem a melhor moqueca de camarão com banana que ela já comeu na vida. E a bicha é gostosa mesmo, foi aprovada com louvor pelo selo SERFM de qualidade.
Serviço:
Projeto Barroco na Bahia
Endereço: Rua Jogo do Carneiro, 34, Saúde
Telefone:71 3241 6031
Vagas para coristas e musicistas: com e sem experiência
Lar Santa Izabel
Endereço: Rua Jogo do Lourenço, s/n saúde
Telefone: 71 32431972
Horário de Funcionamento: 8h às 17h, de segunda a sexta, agendar antes
Nacci
Endereço: R. do Alvo, 45 - Saúde
Telefone: (71) 2109-0000
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 9h`as 17. sábado das 9h às 12h
Boteco 31
Endereço: R. Jogo do Carneiro - Saúde, Salvador - BA, 4004
Horário: quinta a sábado das 16h às 23h
Telefone: (71) 99229-6733
Armazém 437
Endereço: R. Jogo do Carneiro, 437 - Saúde, Salvador - BA, 40045-040
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (71) 3052-3705
Toca do Rato
Endereço: Rua Jogo do Carneiro, em frente ao Armazém 437
Horário: não tem horário fixo
sem telefone
Boteco di Janela
Endereço: R. da Glória, 09
Horário: quinta e sexta de 11h30 às 15h, das 18h às 22h, sábado das 12h às 20h e domingo das 12h às 17h
Telefone: (71) 99237-7717
CONFIRA O QUEM SOMOS DA 'SE ESSA RUA FOSSE MINHA'
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!