A capital baiana registrou mais de 100mm, nas últimas seis horas, em alguns bairros nesta quinta-feira (11). A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), através do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec). As chuvas se intensificaram por conta da atuação de um sistema de baixa pressão (cavado).
A região do Subúrbio registra as piores condições climáticas, com diversos pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. No período de 24 horas (dados atualizados até às 11h10), os maiores acumulados de chuvas foram registrados em São Tomé de Paripe (112,5 mm), Monte Serrat (46,1 mm), Ilha de Maré (43,8 mm), Mussurunga (39,8 mm) e Mirante de Periperi (35,8 mm).
Leia também:
A entidade ainda ressaltou que a previsão é de continuidade de chuvas.
Situação nos bairros
Em Paripe, bairro vizinho, a rua 21 de Abril foi atingida por uma ventania que levou diversos prejuízos para os moradores. O vento forte destruiu telhados das residências e vidros de carros, amassou portões. Só no subúrbio, a Codesal registrou 22 ocorrências, sendo elas: três árvores caídas, três ameaças de desabamento, um desabamento parcial, cinco deslizamentos de terra, um destelhamento e nove imóveis alagados para avaliar.
Outras regiões da capital também foram afetadas. Na região entre os bairros do Cabula e Tancredo Neves foram contabilizadas cinco ameaças de deslizamentos pela Defesa Civil, além de dois deslizamentos de terra.
As principais avenidas da cidade, como a Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Antônio Carlos Magalhães, Afrânio Peixoto (Suburbana) e Caminho de Areia foram alagadas pelo volume de água.
Previsão do tempo
Apesar dos grandes volumes, a expectativa é de que as pancadas reduzam ao longo do dia, com chuvas fracas a moderadas. O céu permanecerá nublado, assim como o risco para alagamentos e deslizamentos de terra, porque as chuvas fortes não estão descartadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de céu nublado e com pancadas de chuvas durante esta quinta-feira (11). A temperatura deve variar entre 24ºC e 27ºC. De sexta-feira (12) e domingo (14), o tempo se manterá semelhante, com grande risco de deslizamentos devido aos acumulados.
No mês de março, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), previu volume de chuva de 302,2 mm e 237,6 mm para os meses de maio e junho, respectivamente.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!