icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Salvador realiza 1ª rodada de negócios para empreendedores negros

Empreendedores negros selecionados e já capacitados pelo projeto Afroestima Salvador vão poder expor e negociar seus produtos ou serviços diretamente com as empresas compradoras participantes

foto autor

Redação iBahia

08/03/2022 às 23:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), promoverá a primeira rodada de negócios do Plano de Desenvolvimento Étnico-Afro da cidade, no próximo mês. O evento está marcado para esta quarta-feira (9), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A iniciativa será uma oportunidade para que mais de 100 afroempreendedores inscritos na plataforma AfroBiz possam realizar negócios e ter acesso a informações de crédito junto a instituições financeiras.

Durante o evento, empreendedores negros selecionados e já capacitados pelo projeto Afroestima Salvador, nos meses de setembro a dezembro do ano passado, vão poder expor e negociar seus produtos ou serviços diretamente com as empresas compradoras participantes.

O local contará com stands de instituições financeiras para a elucidação de dúvidas sobre crédito e espaços para a realização de conversas, trocas e palestras. Entre os convidados, destaca-se a presença do Prof. Hélio Santos, Presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade e do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

Essa primeira rodada de negócios será um ambiente propício para as conexões com vendedores, investidores e com outros empreendedores, possibilitando parcerias e oportunidades de crescimento através das mesas de negociações.

O secretário da Secult, Fábio Mota, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo étnico-afro na cidade.

"Na primeira fase, nós, através do Afroestima, capacitamos e preparamos essas pessoas para a participação da rodada de negócios. Agora teremos, de fato, as negociações. É uma iniciativa que abre horizontes e profissionaliza esses microempresários afrodescendentes que até então não tinham essa relação direta com o consumidor", afirma.

Um dos benefícios do evento, segundo Mota, é justamente o preparo dos afroempreendedores para lidar diretamente com o consumidor, sem intermediários, agregando experiência, rede de contatos e valor ao negócio de cada participante.

Para participar participantes precisam estar cadastrados no AfroBiz Salvador. Na plataforma on-line, é possível criar um perfil, organizar os produtos e serviços em uma vitrine virtual e divulgar o negócio para o Brasil e para o mundo.

Podem fazer parte da rede de afroempreendedores de Salvador maiores de 18 anos que atuam na cadeia produtiva direta e indireta do turismo, a exemplo de baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo, meios de hospedagem e agências, entre todos os outros que compõem e fortalecem a cadeia direta e indireta do turismo étnico-afro de Salvador.

As rodadas de negócios fazem parte do Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico-afro de Salvador, que tem como proposta beneficiar toda a cadeia do turismo étnico-afro na cidade através de capacitação, qualificação, articulação de rodadas de negócios e projeção de Salvador como principal destino afro das Américas.

Ao mesmo tempo, as ações visam contribuir para o desenvolvimento da economia, a geração de renda, preservação e valorização da cultura afro local.

A iniciativa é promovida pela Secult e pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur Salvador).

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador