Lojas do comércio de rua com área total acima de 200 metros quadrados terão que suspender as atividades a partir deste sábado (28) até o dia 4 de abril. Trata-se de mais uma medida, anunciada nesta quinta (26) pelo prefeito ACM Neto, para conter o avanço do coronavírus e priorizar a proteção à vidas das pessoas.
Além dos estabelecimentos com menos de 200 metros quadrados, o decreto, que será publicado nesta sexta (27) no Diário Oficial do Município (DOM), também deixa de fora da suspensão das atividades lojas de material de construção e limpeza; aquelas que comercializam equipamentos ou insumos para a saúde; oficinas e autopeças; supermercados, padarias e açougues; e pet shops.
Durante coletiva na Rua Direta do Uruguai, onde participou de uma ação de limpeza e higienização contra o Covid-19 organizada pela Limpurb, o prefeito explicou a medida. "Ouvimos diversos segmentos do setor comercial, sobretudo o pequeno comerciante, que é patrão de si mesmo. Ouvimos as entidades, como CDL, Associação Comercial da Bahia e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio). Muitos, inclusive, fizeram apelos para que a gente fechasse o comércio de rua, porque manter as portas abertas, neste momento de crise, está gerando prejuízo", disse ACM Neto.
O chefe do Executivo municipal afirmou que a decisão de manter aberta as lojas com menos de 200 metros quadrados de área visa justamente manter a atividade econômica dos pequenos empresários. Ele explicou ainda por que o novo decreto não irá valer por 15 dias, como os anteriores.
"Estamos procurando proteger os menores, o pequeno comerciante nesse momento em que atuamos para evitar aglomerações. Além disso, atendendo ao pedido das próprias entidades, vamos coincidir a validade do decreto com aquele que determinou o fechamento dos shoppings, cujo prazo se encerra no dia 4 de abril, podendo, claro, ser prorrogado".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!