|
---|
Um movimento liderado pelas principais entidades empresariais baianas promete sensibilizar o soteropolitano a fazer a sua parte para que a cidade seja mais bela, humana e melhor de se viver. O 'Salvador Viva Ame Cuide' é o título do movimento que o Fórum Empresarial da Bahia vai lançar no próximo dia 29 (terça-feira), às 8h, na Casa do Comércio (3º andar), unindo os mais diversos segmentos da sociedade civil. "É mais que uma campanha. Queremos resgatar no soteropolitano a necessidade da constante declaração de amor à nossa cidade. Declarações expressas não apenas através de frases, e sim a partir de um novo comportamento, de zelo, carinho, cuidar bem, ter orgulho das belezas da nossa cidade, conservá-las e protegê-las", explica Renato Tourinho, coordenador do movimento, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade-Bahia (Abap-Ba), entidade que integra o Fórum Empresarial Da Bahia. Sem fins lucrativos, e envolvendo segmentos da sociedade civil e empresarial, o movimento reúne artistas, empresários, publicitários, todos juntos para resgatar o sentimento de amor e zelo por Salvador. O movimento irá estimular uma mudança concreta de atitude e cuidado dos soteropolitanos com sua cidade.
O projetoSegundo Victor Ventin, presidente do Fórum Empresarial Da Bahia, "Salvador, por sua importância histórica, cultural e afetiva, merece viver dias melhores. É por essa razão que o Fórum, por meio das 22 entidades que o compõem, apoia o Movimento Salvador, Viva, Ame, Cuide. Os problemas que nos afligem são tantos, que uma iniciativa com o intuito de sensibilizar a todos na superação deles é muito bem vinda". Vários artistas gravaram depoimentos para a campanha do movimento, e o ator Vladimir Brichta estreia o filme de lançamento. Todos sem cobrar cachê. Cresce diariamente o número de empresas que querem aderir ao movimento com doações. Todas as contas serão transparentes e estarão expostas no site do movimento: www.salvadorvivaamecuide.com.br. A ideia do movimento surgiu da percepção das lideranças empresariais baianas do distanciamento dos soteropolitanos em relação à conservação da cidade, incluindo os seus patrimônios naturais e históricos. Identificaram também a necessidade de uma mudança no comportamento cotidiano de convívio entre as pessoas. "Não é que os soteropolitanos tenham deixado de amar Salvador. O que ocorre é que por razões diversas fomos perdendo a nossa autoestima e isso se refletiu na nossa relação direta com a cidade", argumenta Tourinho.
ExpectativaO movimento pretende alterar comportamentos como o de jogar lixo na rua, pichar e depredar monumentos e prédios, estacionar carros na calçada, ouvir som acima do volume permitido e urinar nas vias públicas. Ao mesmo tempo, os idealizadores do Salvador Viva Ame Cuide pretendem motivar o soteropolitano a vivenciar a sua cidade, visitando os recantos turísticos, frequentando seus restaurantes e bares, usurfruindo da sua programação artística e cultural. Ainda de acordo com Ventin, "É importante a participação da sociedade para que esta seja uma iniciativa vitoriosa, capaz de transformar para melhor a nossa realidade". "Temos uma cidade que desperta a curiosidade de pessoas do mundo inteiro, que vêm aqui conhecer o nosso patrimônio histórico, a nossa cultura, a hospitalidade e alegria da nossa gente. Precisamos não só valorizar toda essa riqueza, como aproveitá-la da melhor forma possível, usufruindo, conservando e protegendo, para que sempre possamos ter essa riqueza à nossa disposição", ressalta o presidente da Abap-Ba e Coordenador da campanha liderada pelo Forum Empresarial.
Forum Empresarial da BahiaO evento se constitui num movimento preocupado com os superiores interesses do Estado e congrega as mais importantes e representativas entidades dos diversos segmentos empresariais do Estado da Bahia.