Começou nesta terça-feira (8) e segue até o próximo dia 15 de outubro, o mutirão para emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN), em Salvador. A emissão é feita em três unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na capital baiana: Horto Bela Vista, Barris e Paralela, das 8h às 17h.
A primeira emissão da carteira de identidade é gratuita e tem o cadastro de pessoa física (CPF) como número único de identificação.
Leia também:
Para gerar a nova carteira, é preciso agendar o atendimento através do aplicativo ou site do SAC.
Para fazer o documento, é preciso apresentar certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia.
O documento, que tem um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados, segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.
Nova carteira de identidade permite incluir números de outros documentos
A CIN permite incluir outros números de documentos como nome social, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, tipo sanguíneo e fator RH e doador de órgãos.
Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual.
A versão digital da carteira de identidade fica disponível no site do governo federal três dias após a impressão.
Milena Brandão
Milena Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!