A chuva que atingiu Salvador desde o início desta manhã de sexta-feira (18) já está causando problemas aos moradores. A rua Recanto da Urbis, localizada no bairro de Periperi, está completamente alagada devido a chuva. Segundo a Associação de Moradores do bairro, a casa das pessoas está sendo invadida por lama, sujeira e água. Veja vídeo:
https://twitter.com/iBahia/status/1593681935385219074
Ainda em setembro deste ano, a Prefeitura de Salvador divulgou a entrega de uma obra de requalificação no canal da rua Recanto da Urbis e na Rua Daiane Matos. Ambas as ruas foram as mais votadas através do programa "Ouvindo Nosso Bairro", realizado pelo município.
Leia também:
De acordo com uma publicação feita no site da prefeitura, a rua Recanto das Urbis passou por um processo de drenagem, pavimentação e implementação de passeio. Entretanto, segundo Raymundo Nonato, um dos diretores da associação do bairro de Periperi e presidente da Comissão da Obra, o trabalho não foi concluído.
"Só fizeram a macro drenagem, micro drenagem [que é feia] nas ruas que provocam esse alagamento ainda não foi realizada. Por isso, com essa chuva ficou tudo alagado de novo", contou Raymundo ao iBahia. Vale ressaltar que Recanto da Urbis é o nome de uma região e que a macro drenagem só foi realizada na rua honônima.
Porém, a rua das Jaqueiras e a Juracy Magalhães ainda não passaram pela requalificação, e por isso os alagamentos continuam a acontecer. Além disso, o morador afirma que a prefeitura está construindo um dique próximo a região e também não desviou a água desta obra.
"Toda a água que vem do Mirantes, da Colina, da Rua das Pedrinhas, da Estrada velha de Periperi vem cair aqui dentro do Recanto da Urbis. E não é só a água, tem também o esgoto", explica Raymundo.
Através do instagram, a Associação de Moradores do bairro fez uma denúncia da situação e cobrou um posicionamento da prefeitura. "O prefeito afirmou que os alagamentos ficariam só na história, infelizmente essa é a nossa realidade. As águas de chuva continuam trazendo transtorno para nossa comunidade", diz a publicação.
Em nota, a Superintendência de Obras Públicas (SUCOP) afirmou que já está atuando no local em questão para solucionar o problema. Além disso, a autarquia diz que "o alagamento da rua Daiane de Matos não foi causado pela obra de drenagem realizada nesta via e no Recanto da Urbis e sim pela ocupação desordenada da área urbana".
Eles complementam afirmando que esse desordenamento foi o causador do "transbordamento e rompimento da parede de um canal natural à rua da Jaqueira, mudando o direcionamento do fluxo das águas".
O iBahia também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (SENAM), mas ainda não recebeu resposta até o fechamento da reportagem.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!